Há diferença entre psicologia clínica e psicologia da saúde?

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Recrutamento de Pessoas

Vamos iniciar com uma primeira pergunta que nos surge neste vasto assunto.


O que é Recrutamento?


Muitas pessoas já passaram por esse processo e outras inda irão fazer parte de um no qual chamamos de processo seletivo.

Algo é certo, todas as empresas adotam essa prática porém cada uma com suas particularidades seja para cargos de nível estratégico, tático ou operacional.

Definição:

Segundo Chiavenato (2004) se define recrutamento como o processo de atrair um conjunto de candidatos para um cargo específico.

Para Rothmann; Cooper (2009) o recrutamento é definido como um processo de procurar e atrair candidatos adequados de dentro ou fora da organização para as vagas existentes. "Candidatos adequados" são queles que possuem as características requeridas que permitirão que eles tenham um desempenho satisfatório no cargo específico.

Já a seleção pode ser definida como a análise de currículo e da(s) exigência(s) do pré-requisito e que dá ênfase em um processo de escolha e eliminação de candidatos que não atendem as características determinadas para a organização.



Informações necessárias:

Antes do profissional começar a recrutar candidatos ele precisa ter algumas informações pertinentes a(s) vaga(s):

  • Cargo;
  • Salário;
  • Número de vagas;
  • Carga horária semanal;
  • Contrato de experiência ou por prazo determinado.

Com essas informações fica mais fácil elaborar um planejamento para o recrutamento no qual irá ser primordial para a decisão das características e potenciais (perfil e habilidades) dos candidatos que deverão possuir para vir de encontro com a oportunidade em aberto.
Além das informações sobre a(s) vaga(s) outros questionamentos devem ser levantados como:

  • Quem fará o recrutamento e como deverá ser preparado?
  • Que tipo de recrutamento será usado?
  • Onde será feito o recrutamento?
  • Que fontes e métodos de recrutamento serão utilizados?


Profissionais qualificados:

Primeiramente os profissionais que fazem a prática do recrutamento deve ter conhecimentos sobre a organização num contexto geral e também dos cargos em específico para saber exatamente qual o perfil profissional que os candidatos devem ter.

É através do recrutador que os candidatos obtem as informações referentes a vaga, processo seletivo e a organização então com isso ele deve transmitir muito entusiasmo para com os candidatos e assim potencializar cada vez mais profissionais para a organização.
Para que isso se realize o recrutador deverá der determinadas habilidades interpessoais que irá instigar suas vontades e objetivos para com a organização.


Processo:

O processo de recrutamento é algo muito extenso e não abrange apenas recrutamento e seleção onde já se tem a participação de candidatos, mas é também a captação de candidatos e métodos utilizados para atrair os mesmos para a organização.

Qual é o melhor tipo de recrutamento a ser utilizado?

É aquele no qual o recrutador deve sempre deixar claro para o candidato um visualização realista do cargo dizendo quais seus pontos negativos e posisitivos para que se reduza o "choque de realidade" e decepções tanto por parte do candidato como também pela organização, outro porém é que um candidato que observa uma face realista da visualização do cargo ele decide aderir a um organização com tal prática e que será provavelmente um empregado mais comprometido.


Qual o melhor lugar para se realizar o recrutamento?

Pode ser no âmbito: nacional, regional e local.
A organização se utiliza das experiências nos recrutamentos anteriores para se concentrar em iniciativas para o recrutamento que se está sendo preparado com o intuito de obter um melhor retorno sobre o dinheiro investido.


Fontes e métodos de recrutamento quais devemos utilizar?

As fontes se referem ao(s) segmento(s) de mercado de trabalho onde os candidatos podem ser encontrados, como:
faculdades, colégios, universidades, outras organizações e fontes de pessoas desempregadas.

Já os métodos se referem as maneiras específicas de se obterem candidatos.
Podemos utilizar aplicações diretas no qual são chamadas de "write-ins" ou "walk-ins que são as famosas indicações (QI) dos atuais empregados, também podemos utilizar fontes com publicidade em diversas mídias, agências de emprego privadas e públicas.






Bibliografia:

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

ROTHMANN, I.; COOPER, C. Fundamentos de psicologia organizacional e do trabalho. Rio de Janeiro: Elsevier, 1998.



Equipe Gestão de Pessoas Psi21:

Adilson
Bruna
Fernando
Márcia
Umberto


Estamos aguardando o seu comentário...

Nenhum comentário:

Postar um comentário