Há diferença entre psicologia clínica e psicologia da saúde?

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Link interessante

Link interessante
http://www.partosemdor.com.br/index.php

Achei este site interessante, pois mostra várias informações para as gestantes e sua família, preparando emocionalmente para um parto sem dor e sem medo.
É um site de pesquisa, com várias abordagens, e uma delas é um artigo sobre o comportamento do consumidor. Este artigo é de amplo conhecimento, com linguagem acessível.
www.bocc-abreu-publicidade.pdf


É um site que fala sobre os mecanismos psicológicos utilizados na publicidade.
Muito interessante, mas o layout não é atraente.
www.ipv.pt/millenium/20_pers11.htm -


É o portal da Psicologia, muito legal, atraente, com várias abordagens, movimentos, e muito mais a respeito de psicologia. Todos deveriam acessar.
http://www.pol.org.br/pol/cms/pol/

http://www.uvibra.com.br/noticias_virtudes.htm

Segue dez links para você conhcer um pouco mais sobre a Psicologia Clínica

http://redepsicologia.com/psicologia-clinica

http://www.infoescola.com/psicologia/clinica/

http://www.inpaonline.com.br/clinica/ter-infantil.htm

http://www.efdeportes.com/efd121/a-psicologia-do-esporte-atletas-portadores-de-necessidades-especiais.htm

http://gabriele-albuquerque.blogspot.com/2011/02/o-que-e-psicoterapia.html

http://www.psicologia.com.pt/profissional/formacao/ver_formacao.php?id=2584&grupo=2

http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/13257

http://medicosdeportugal.saude.sapo.pt/utentes/alcoolismo/alcoolismo_nos_jovens/3

http://www.terapiadecasal.com/2010/04/21/divorcio-proposta-assembleia-da-republica/

http://www.ampare-pe.com.br/artigos06.htm


Entrevista de Publicidade

ENTREVISTA COM PSICÓLOGO QUE ATUA COM PUBLICIDADE

1-Instituição em que se formou?
Universidade Federal da Paraíba.

2- Tempo de formação?
Cinco anos. Finalizei a graduação em 2003.

3- Tem pós-graduação?
Mestrado de 2003 até 2005 e doutorado de 2006 até hoje.

4- Área de atuação?
Psicologia social, psicologia ambiental e adaptação e desenvolvimento de medidas psicométricas.

5- O código de ética da Psicologia não trata especificamente do trabalho do psicólogo na publicidade/propaganda, sendo assim, você como psicólogo social que percepção tem acerca da prática nesta área, visto que compete também ao psicólogo social atribuições nesse campo?

A atuação nesta área não deixa de ser reportada no código de ética, embora não seja tratada especificamente. Em geral, a atuação do psicólogo social nesta área implica na realização de pesquisa e aplicação de teorias, tal como percepção, atitudes e persuasão. O corpo teórico da psicologia social constrói-se a partir de estudos realizados com seres humanos e animais, que respeitam as diretrizes éticas. De modo geral, o código de ética do profissional de psicologia, assim como tantos outros, carece de mecanismos reguladores mais eficazes e eficientes, ao invés de múltiplas especificidades, pois a partir de um princípio ético, derivam-se várias regras de conduta, por exemplo, a verdade e a transparência.

6- Enquanto profissional que não necessariamente trabalha diretamente com a questão da publicidade e propaganda, mas pode exercer algum tipo de influência sobre os profissionais que atuam nessa área, de que princípios você se vale para exercer esta função?
Princípios éticos. Respeito à condição humana e bem-estar geral.

Resumidamente, a psicologia da publicidade e da propaganda tem sido destituída, na atualidade, da sua condição de um eficiente instrumento de trabalho para os publicitários devido à escassez de estudos na área. De forma bastante ampla, esse ramo da Psicologia tornou-se um campo carente de estudos, pesquisas e principalmente de resultados ­ em forma de literatura ­ em nosso país (Bachaman, 2003).



Esta entrevista foi retirada do sitehttp://eticapsi.blogspot.com/2008/08/psicologia-propaganda-publicidade-e.html

Alunos: Jonatan, Jonatan Tribess, Janaína, Diana

Psicologia Clínica

Aline Schmidt

Carolina P. Torresani

Caroline Schmidt

Daiara H. Kleine

Keila Katlin da Cruz

Professora: Gislaine Cristhiane Berri de Souza

Faculdade Metropolitana de Blumenau – FAMEBLU

Curso: Psicologia PSI-21 – Pratica Orientada

10- junho de 2011

Entrevista

Entrevista com a psicóloga: Roberta Alexandra Ulrich

1) Quais as maiores dificuldades profissionais que você encontra no seu dia a dia?

Comunicação e discussão de casos com outras especialidades.

2) O você considera gratificante em sua profissão?

A evolução emocional do paciente a partir do início do processo terapêutico e principalmente as habilidades nas quais o profissional psicólogo é habilitado para restabelecer a estrutura emocional do seu paciente.

3) Na formação de um psicólogo clínico, o que considera mais importante?

Além de uma boa formação acadêmica, com diferentes visões de várias abordagens da psicologia, o trabalho psicoterapeutico desde a graduação. A escolha e a formação em determinada abordagem também é essencial para a prática clínica.

4) Numa consulta como tentam perceber/capitar o problema da pessoa que está na nossa frente?

Pode ser através de várias te´cnicas de intervenção, dependendo da abordagem utilizada. É importante o relato, a queixa principal trazida pelo paciente e a percepção de aspectos comportamentais, cognitivos e outros. A avaliação psicologica também é necessária em alguns casos para identificação de transtornos/distúrbios específicos.

5) O que é entrevista clínica?

Uma investigação da história pregressa do paciente até o momento atual, observando aspectos comportamentais e emocionais.

6) Quais são os contextos da entrevista clínica?

Investiga-se diferentes contextos, desde o (histórico de transtornos de humor e/ou psiquiátricos anteriores, verificação de aspectos cognitivos (memorização, pensamento, consciência, estado de humor), principais sinais/sintomas emocionais manifestados. A entrevista clínica pode acontecer no consultório, no ambiente hospitalar, na área de recrutamento e seleção (Psicologia Organizacional) e outras áreas.

7) Qual é a sua filosofia de trabalho?

Ética está antes de qualquer intevenção que seja realizada. Importante o psicólogo respeitar as crenças e valores de seu paciente, não julgá-lo. Respeitando-o, o profissional estará realizando uma intervenção eficaz de acordo com os limites do paciente.

8) Quem realiza a Avaliação Psicologica? E qual o objeitivo da Avaliação Psicologica?

O psicólogo. O objetivo é de identificar e em algumas vezes confirmar um diagnóstico. Também para verificação de sinais/sintomas a serem trabalhados com seu paciente. É imprescindível a participação de outros profissionais de diferentes especialidades estarem realizando sua avaliação também, para o fechamento de um diagnóstico.

9) Como é feita uma Avaliação Psicologica?

Através de testes psicológicos e/ou atendimento com o paciente. Importante salientar, que em alguns casos é necessária a avaliação também de uma equipe multidisciplinar (Psiquiatra, nutricionista, fonoaudiólogo...). Existem diferentes tipos de avaliações, para crianças e adultos e em diferentes áreas: avaliação psicológica hospitalar, avaliação recrutamento e seleção...

10) Qual abordagem você utiliza na clínica, quais são os pontos fortes dela que superam suas demandas profissionais?

Abordagem Cognitivo-Comportamental. A terapia é baseada em uma teoria na qual o modo como um indivíduo estrutura as suas experiências determina em grande parte o modo como ele sente e se comporta. O termo comportamento abrange não só comportamentos manifestos propriamente ditos, mas também cognições (pensamentos, repostas verbais, imagens, lembranças, interpretações, percepções, avaliações...) e sentimentos ou emoções e seus correlatos fisiológicos e cognitivos . O ponto forte da terapia seria o momento a ser trabalhado com as mudanças de crenças disfuncionais atuais do paciente, mas também ensiná-los métodos que eles possam usar no futuro, para avaliar outras crenças.

11) Roberta, na sua opinião, existem fenômenos psicológicos os quais a clínica ainda não consegue prestar a devida assistência? Neste caso, em que aspectos da atuação clínica os profissionais em exercício precisam de uma formação mais consistente ou de uma atuação mais responsável?

De alguma forma a assistencia precisa ser dada. Muitas vezes não é o psicólogo que vai atuar naquele momento, mais outros profissionais. É preciso ter a percepção e a responsabilidade para encaminhar o paciente para o atendimento ou profissional mais adequado. Importante o aperfeiçoamento do profissional em diversas áreas (capacitação, especializações, formações específicas) para facilitar a abordagem em diferentes casos e situações.

12) Pra você como é ter que trabalhar em conjunto com outros profissionais? ex: Nutricionistas, Fisioterapeutas, Psicoterautas...

É essencial o trabalho em equipe multi e interdisciplinar em qualquer área onde a psicologia possa atuar. O trabalho realizado em equipe faz com que o paciente tenha uma evolução mais eficaz e mais estruturada, pelo fato de ocorrerem diversas intervenções com o paciente e em diferentes aspectos ao mesmo tempo. Isto nos mostra a minimização do sofrimento psíquico manifestado pelo paciente em diferentes situações.

13) Agora para finalizar com a entrevista. Que conselho daria a quem pretende seguir psicologia?

Ter como objetivo não somente a resolução dos problemas e sim tabalhar também com a prevenção dos mesmos. Capacidade de comunicação, observação e concentração. Humildade, dedicação e responsabilidade, são fatores importantíssimos em qualquer área da psicologia, principalmente por trabalharmos em conjunto com outras especialidades e com comportamento humano.

Entrevista com Michel Foucault

Michel Foucault por ele mesmo:


Equipe: Psicologia & Arte




quinta-feira, 9 de junho de 2011

Psicologia educacional e escolar



http://www.clubedobebe.com.br/Palavra%20dos%20Especialistas/psi-daniela-06-01.htm

É um site que fala como os pais devem lidar com alguns problemas que seus filhos possam
ter, ajudar a criança a superar seus traumas


http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722005000200007

O site fala sobre a atuação do psicólogo educacional, onde em muitos anos o psicólogo era aquele que media a capacidade da criança, mas que ao longo do tempo este conhecimento
foi mudando de opinião.

http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/psicologia/psicologia_trabalhos/cresccriancapiaget.htm

O site mostra o crescimento da criança segundo Piaget, bem estruturado, muito objetivo.

http://www.artigonal.com/psicologiaauto-ajuda-artigos/o-papel-do-psicologo-na-inclusao-social-dos-portadores-de-necessidades-especiais-1532262.html

Esse link fala sobre o papel do psicólogo na inclusão social quanto aos portadores de necessidades especiais.



http://sites.google.com/site/vanussatalamini/psicologia-educacional-escolar

Esse link fala sobre o papel do psicólogo escolar, áreas de atuação.


http://vicenteoficina.blogspot.com/2005/10/psicologia-educacional.html

Este link explica como a psicologia educacional estuda os seres humanos aprenderem

em ambientes educacionais , que está relacionando com o sucesso educativo da população geral.


http://pt.shvoong.com/social-sciences/psychology/1811631-relatorio-psicologia-escolar/

Esse link traz para nós um relato de como a psicologia escolar era vista antigamente e como ela foi conquistando seu espaço.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_educacional

Esse link explica o que realmente é a psicologia escolar, em quais áreas o psicólogo pode
atuar, explica quais funções desse profissional dentro


http://artigos.psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/psicologia-escolar-educacional

O link fala de como o psicólogo escolar é visto pela sociedade e pelas próprias escolas que ainda tem um preconceito com profissional da área. O contexto conta com uma linguagem um pouco mais científica, mas aborda bem o tema e fala de sua aceitação perante a lei.



http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1414-98931984000100009&script=sci_arttext

Este link fala sobre o papel do Psicólogo Escolar, ela vem sendo considerada até agora
como uma área secundária da psicologia. Fala também sobre o papel do psicólogo clínico que
tem como função de tratar alunos com dificuldades e devolvê-los a sala de aula "bem ajustados".