Há diferença entre psicologia clínica e psicologia da saúde?

sexta-feira, 1 de abril de 2011


PSICOLOGIA CLINICA

A cada ano que se passa, centenas de Psicológos se formam nas universidades do Brasil, desses alguns escolhem a se dedicar a uma única área da Psicologia, já que seu campo é muito vasto, seja ela, Educacional, Organizacional e do Trabalho, Jurídica, Hospitalar entre outras. Mais ainda aonde podemos encontrar o mercado saturado, é na área Clinica, mesmo sendo em grande número a oferta de empregos nas demais áreas citadas acima.

Mais apesar de se encontrar saturado o mercado clínico, o que vai alavancar sua carreira e fazer de você um profissional competente e de destaque é você mesmo, começando pela dedicação ao longo dos semestres e anos do curso, logo após adquirir sua carteira da CRP – Conselho Regional de Psicologia, você terá um trabalho árduo de divulgação do seu consultório, o famoso “boca a boca”, já que na área da saúde o marketing ainda é muito restrito.

Logo então, vem algo primordial, o bom relacionamento com os colegas que atuam na área ou nas demais áreas, afinal psicologo não prescreve nem restringe medicação, e seu campo é limitado, devendo assim por muitas vezes encaminhar seus pacientes para os demais colegas especialistas em determinado problema, doença, assunto, etc; Você também não pode se isolar em seu consultório e e isolar seus pacientes, a troca de experiências com os colegas profissionais da área ou não, é muito importante para você, sua carreira e seu conhecimento.

Mesmo após isso tudo, deve-se ressaltar que o sucesso dos profissionais que exercem a cliníca, dependerá do grau de estudo e comprometimento, bem como ética, respeito, dignidade e conhecimento, o que não se restringe ao profissional psicólogo e sim a todo ser humano.


Ser Psicólogo é uma imensa responsabilidade. É também uma notável dádiva pois recebemos o dom de usar a palavra, o olhar, as expressões, e até mesmo o silêncio. O dom de tirar lá de dentro o melhor que temos para cuidar, fortalecer, compreender, aliviar…”

Walmir Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário