Há diferença entre psicologia clínica e psicologia da saúde?

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Sites / comentários (psicologia e marketing)

http://www.revistaportuaria.com.br


O que encontramos no site: o site é em si, uma revista on-line que apresenta assuntos sobre economia e negócios, sendo assim traz informativos (reportagens) sobre diversas áreas e diversos assuntos que enquadram o foco (economia e negócios).


Recomendo?

Sim recomendo o site, porque ele se mostrar altamente informativo, além de ser muito mais confiável do que um blog (que não passa por uma critica avaliativa, para averiguação da veracidade do que esta sendo postado).


Utilidade do site: o site é útil para aqueles que gostam de ficar informados sobre os mais variados assuntos com relação à economia em geral, e também pode pode ser usado como fonte de pesquisa, por possuir um banco de dados que facilita a procura.


Pontos fortes: o conteúdo, a linguagem é de entendimento facilitado.


Pontos fracos: o Layout em mal organizado (não atrai). Não possui harmonia na colocação de anúncios e informativos.



http://www.portaldomarketing.com.br



O que encontramos no site: encontramos vários artigos, referentes às mais diversas áreas de estudo. Exemplos para pesquisa em campo (dinâmicas).


Recomendo? Sim, apesar de possuir um layout pouco atraente (não da vontade de entrar), seu conteúdo é de grande valia e interessante.


Utilidade do site: Para alunos/acadêmicos, e ou pesquisadores. Onde um pode procurar sobre algum assunto de interesse e o outro pode postar algo.


Pontos fortes: Vasto conteúdo, abrangente de várias áreas.


Pontos fracos: Layout, com certeza não é dos melhores, para ser sincero é quase que dicotômico ao conteúdo. As propagandas se mostram mais chamativas do que o próprio conteúdo. Não traz links para acesso à outros sites relacionados.




http://pepsic.bvsalud.org


O que encontramos no site: Trabalhos digitalizados, artigos, e informativos, que nos levam a possuir um maior conhecimento sobre o tema pesquisado.


Recomendo? Não, porque de certa forma os trabalhos apresentados, se mostram como plágio.


Utilidade do site: Pesquisar trabalhos, para utilizá-los como fontes de informação.


Pontos fortes: Concetraçãod o conteúdo em um único lugar, facilitando a busca.


Pontos fracos: Layout, textos com linguagem de dificil compreensão, e textos muito extensos.

Psicoterapia, uma das formas de cuidar de você!


Uma das formas que o psicólogo clinico trabalha, é a Psicoterapia.
A Psicoterapia, busca melhorar o funcionamento mental e dos sistemas interpessoais do indivíduo, por exemplo, família, relacionamentos etc...
E para isso, utiliza meios psicológicos para atingir um fim específico, baseia-se na teoria da psicologia.
Sendo assim, pode ser praticada apenas por um indivíduo especializado, por exemplo, Psicoterapeuta ou Psicólogo Clínico.
Podendo assim, ser aplicada, individualmente, em casal, com a presença de familiares e em grupo- de acordo com a indicação.

Psicologia e Arte



Psicologia e Arte - Aquarelando as Crises da Vida

Links e sugestões de leitura relacionados à psicologia e a arte

http://ovoodotempo.wordpress.com/2009/07/04/arte-e-psicologia/ - Blog sobre psicologia, arte e outros assuntos criado pelo blogueiro e estudante de psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Fernando Mendes. Segundo Fernando o nome “O vôo do tempo“ surgiu duma obra (um livro). O acento circunflexo (^), embora não esteja apropriado as novas normas da gramática portuguesa, é utilizado de forma estilística. Este blog traz conteúdos bastante interessantes para estudantes ou curiosos.

http://www.musicoterapia.mus.br/index.htm - Site da União Brasileira das Associações de Musicoterapia (UBAM). O objetivo deste grupo é alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas da população com projetos como o do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), de levar a musicoterapia a toda população. No site é possível conhecer mais sobre a musicoterapia e saber mais sobre o que este grupo anda fazendo.

http://www.ip.usp.br/laboratorios/lapa/versaoportugues/Coloquio/trabalhos.htm - Pagina do II Colóquio de Psicologia da Arte, encontro onde a discussão principal é “A correspondência das artes e a unidade dos sentidos”. Este encontro reúne pesquisas desenvolvidas em todo o país, que contemplam essas interfaces, nas diferentes modalidades da arte (artes plásticas, literatura, música, arquitetura, teatro, dança e cinema).

http://www.psicologia.com.pt/artigos/ver_opiniao.php?codigo=AOP0194 - Artigo de opinião sobre terapias expressivas pela Psicóloga, Formadora e Arteterapeuta. Coordenadora Pedagógica do Centro de Investigação e Formação da Universidade Independente Marcelli Ferraz.

http://www.arte-terapiasexpressivas.com.br/ - Site sobre Arteterapia /Terapias Expressivas coordenado pelas psicólogas e arteterapeutas Maria Angelica de Melo Rente Basso e Eliana Cecília Ciasca.

http://www.psicologiaearte.com.br/ - Site do espaço Tear (consultório especializado em terapias expressivas) onde a Antroposofia, a Psicologia e a Arte se entrelaçam. O site é um convite a terapia, alem de esclarecer algumas dúvidas sobre ela.

http://luizcarlosgarrocho.blogspot.com/2007/05/foucault-vida-como-arte.html - Neste blog um pensamento de Michel Foucault sobre a arte e a vida.

http://redepsicologia.com/psicologia-da-arte - Artigo explicativo sobre psicologia da arte.

http://despertar.wordpress.com/2006/08/28/psicologia-arte/ - Artigo sobre psicologia e arte do ponto de vista da estudante Wilma de Amaral.

http://bestsellerdavez.blogspot.com/ - Blog que critica más literaturas como os livros de auto-ajuda de forma bem descontraída. Vale a pela conferir!




Equipe Psicologia da Arte.

http://psicologia.com.pt/artigos/ver_opiniao.php?codigo=AOP0086 –Este site tem uma visão geral do que é, contem vários links para curiosidades. A psicologia do esporte é uma área da psicologia que visa promover a saúde, a comunicação, as relações interpessoais, a liderança e a melhora do desempenho esportivo. A primeira etapa para promover a saúde é ajudar o atleta a saber por que escolheu determinado esporte e quais são os seus objetivos em relação a ele. Quando o atleta conhece o que o mantém treinando, quais os esforços obtidos ao realizar aquele esporte, tem mais condições de prever e controlar seu comportamento.

http://www.ceppe.com.br/- Consultoria estudo e pesquisa psicologia do esporte – Muitas matérias sobre a profissão . incluindo a formação em Psicologia do esporte. A trajetória destes quase 15 anos foi bastante difícil. Não há como negar. No entanto, experiências enriquecedoras como as que tive nas equipes de futebol do Cruzeiro, Goiás, Palmeiras, equipes de ginástica rítmica, tenistas, judocas, nadadores e até pára-quedistas foram fundamentais para meu crescimento profissional. Depoimento de João Ricardo Cozac

http://www.abrapesp.org.br/quem_somos.php A ABRAPESP - A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA DO ESPORTE, nasceu a partir do encontro e do trabalho de um grupo de psicólogos e profissionais da educação física preocupados em discutir e promover os estudos e práticas profissionais da Psicologia do Esporte no Brasil. Esse movimento tem se pautado na crescente especialização de psicólogos do esporte, a partir da resolução 14/00 do Conselho Federal de Psicologia, que determinou a criação das especialidades em Psicologia, e busca congregar os profissionais que atuam na área e que têm o intuito de divulgar e discutir a Psicologia do Esporte.

http://psicologianoesporte.com.br/ - Interessante com bastante curiosidades já dentro da profissão, pode ser de grande utilidade para o profissional, ele da dicas de livros e dinâmicas para serem feitas na área de atuação,de vários esportes.

http://www.verenafreire.com/verena/ - Visão geral do que é A Psicologia dentro do esporte.

http://www.cdof.com.br/psicologia.htm - Disponibiliza vários artigos de perguntas e resposta.

http://www.interagir.com.br/duvidas.asp- Este site fala sobre: Cursos e palestras, consultoria,orientações de grupos de estudos,orientação profissional, preparação para os atletas.

http://www.ub.edu/geocrit/b3w-373.htm - História, como começou

http://www.unesporte.org.br/psicologia/index.php?option=com_content&view=article&id=98&Itemid=207 Materiais didáticos disponíveis, além das informações sobre o congresso nacional da psicologia do esporte

http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/carreira/psicologia-esportiva/ Este site traz reportagens motivacional para o profissional.

A psicologia esportiva atua junto com os treinamentos tradicionais dos atletas para produzir os verdadeiros campeões ! Conheça mais sobre a carreira de psicologia esportiva.

Equipe da Psicologia do esporte

Turma PSI 21: Rosângela, Gabriela, Fabio, Carol e Luiz



Psicologia & Arte - Foucault




"O que me surpreende é o fato de que, em nossa sociedade, a arte tenha se transformado em algo relacionado apenas a objetos e não a indivíduos ou à vida; que a arte seja algo especializado ou feito por especialistas que são artistas.

Entretanto, não poderia a vida de todos se transformar em uma obra de arte? Por que deveria uma lâmpada ou uma casa ser um objeto de arte, e não a nossa vida?"


Michel Foucault
http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=5289282483855128604
http://tellaragao.blogspot.com/2008/08/pra-que-serve-um-hospital-afinal.html

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=850370

Psicologia e Habilidade Social



Links em estudo:

1- http://www.psicologiaeciencia.com.br/introducao-ao-conceito-de-habilidades-sociais/


Analise: Este link fala da uma introdução básica às habilidades sociais que são essenciais para nós, como o estabelecimento de vínculos interpessoais os quais poderão nos dar suporte e emocional no decorrer da vida. De acordo com Vicente Caballo (2006), muitos problemas humanos podem ser decorrências de um déficit de habilidades sociais. Caballo (2006) cita, por exemplo, problemas como depressão, ansiedade social, problemas conjugais, delinqüência, onde o treinamento de Habilidades Sociais apresenta resultados muito promissores.

2- http://www.redepsi.com.br/portal/modules/smartsection/item.php?itemid=792


Analise: O link presente relata sobre o treinamento de habilidades sociais (THS), que teve início na Inglaterra nos anos 70, tendo contribuições do treinamento assertivo, em andamento na mesma época nos EUA e impulsionado por publicações de Wolpe. O Treinamento de Habilidades Sociais (THS) é caracterizado como uma tentativa direta e sistemática de ensinar estratégias e habilidades interpessoais aos indivíduos clínicos e não clínicos. É um texto indicado mais à estudiosos do assunto e psicólogos.


3- http://www.comportese.com/2011/03/habilidades-sociais-em-criancas_25.html


Analise: As habilidades sociais, como já abordado nos outros links compreendem o conjunto (repertório) de comportamentos emitidos em situação social por um indivíduo que contribuem para favorecer um relacionamento saudável e produtivo com outras pessoas. Relata as conseqüências que os desempenhos habilidosos ou não-habilidosos provocam são essenciais para a manutenção ou não desses padrões comportamentais. Indicado para professores e pais.




Análise: O texto do link presente é mais um texto de auto-ajuda, no qual fala sobre crenças, pensamento, e atitudes. É um texto indicado para quem muitas vezes precisa melhorar sua habilidade social mas não sabe como.






Análise: Este link fala sobre os estudos brasileiros feito sobre Habilidades Sociais (HS) nas ultimas décadas. Este estudo teve como objetivo analisar as publicações sobre HS na coleção Sobre Comportamento e Cognição, utilizando a metodologia da análise bibliométrica. Foram analisados segundo os critérios: ano; origem institucional; autores; tipo de estudo e temáticas. Os dados da pesquisa caracterizam como as HS são retratadas na coleção, servindo de base para o desenvolvimento de novas pesquisas. Um texto indicado a estudiosos do assunto.






Análise: Neste link é analisado a importância de ter habilidades sociais para que posso ter uma qualidade de vida e uma saúde mental boa. São estabelecidas relações entre ter habilidade social e entre o eixo da pessoa na sociedade na qual ele vive. Link destinado mais aos psicólogos e estudiosos do assunto.






Análise: O link fala sobre habilidade social dentro da empresa, relata que é um assunto de muito interesse, pois os relacionamentos interpessoais podem gerar desempenhos sociais inadequados e sérios problemas de convivência e produtividade no trabalho quando não são bem administrados. Texto mais indicado para empresários e trabalhadores.






Análise: O texto fala sobre as habilidades sociais de diversas formas dentro do emprego, de acordo com, pessoas com deficiências físicas, pessoas sem deficiências, homens e mulheres. Texto indicado para empresários e trabalhadores.






Análise: Neste link retrata um programa de desenvolvimento de habilidades sociais psicológicas em atletas de bicicross. Esse programa tem como objetivo relatar uma experiência com atletas de bicicross no tocante desenvolvimento de habilidades psicológicas e sociais que são necessárias ao âmbito competitivo do esporte em questão. Texto voltado para treinadores e atletas de bicicross.






Análise: Este texto fala sobre as habilidades sociais em alunos com retardo mental. No estudo tiveram como objetivos e expectativas do professor, procedimentos, materiais, conteúdos e contexto físico da classe. Tendo como base documentos da escola e inventários respondidos por professores. Esse link é voltado a pais com filhos com problemas de retardo mental, professores e diretores de escolas e universidades, e para interessados no assunto.

SITES DE PESQUISA PSI. ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO


PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

SITES DE PESQUISA












SITE: PSICOLOGANDO.COM
LINK: http://artigos.psicologado.com/

SITE: POL.ORG. BR
LINK: http://www.pol.org.br/

SITE: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO - SBPOT
LINK: http://www.sbpot.org.br/

SITE: TESTYOURSELF. PSYCHTESTS (TESTE SUA VIDA/ TESTES PSICOLÓGICOS)
LINK: http://testyourself.psychtests.com/

SITE: PSIQWEB. MED. BR
LINK: http://www.psiqweb.med.br/site/

SITE: PSICOLOGIA.COM.PT
LINK: http://www.psicologia.com.pt/

SITE: REDEPSI.COM. BR
LINK: http://www.redepsi.com.br/portal/

SITE: BLOG - LANA-VIEIRA
LINK: http://lana-vieira.blogspot.com/

SITE: BLOG - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
LINK: http://psicologiaorganizacionaledotrabalho.blogspot.com/

SITE: RH PORTAL.COM. BR
LINK: http://www.rhportal.com.br/



PONTUAÇAO E RESUMO DO SITE:
SITE: PSICOLOGANDO.COM


Acessibilidade
4
É um site no qual já aparece na primeira página do buscador, tem os principais temas dispostos no lado esquerdo da tela e um espaço para os artigos mais recentes.

Atualização
4
Tem alguns artigos recentes de temas no qual tem mais enfoque nos tempos de hoje.


Linguagem
4
A linguagem é objetiva e de fácil entendimento, além do mais tem as palavras no qual não é de conhecimento comum, porém elas são links e tem como saber seu significado através do site mesmo.

Conteúdo
4
Tem muitos conteúdos retirados de artigos científicos e textos pertinentes ao assunto desejado no qual tem um campo onde pode ser inserido esses artigos como forma do site virar um "acervo" em psicologia virando referência.

Referência a outros materiais
2
Não faz muita referencia a outros materiais a não ser em alguns textos no qual contém o sobre nome do autor e ano que foi publicado o livro mais sinto a falta de toda a referência do livro, já que em trabalhos acadêmicos isso é uma exigência.


Identificação do público alvo a quem se destina: Discentes e docentes da área.

O que é possível encontrar o site: As várias abordagens, áreas de atuação, e conteúdo sobre a história da psicologia, dentre outros.

Recomendar o site? Sim





PONTUAÇAO E RESUMO DO SITE:
SITE: PSICOLOGIA.COM. PT




Acessibilidade
3
Boa acessibilidade.


Atualização
4
Site atualizado com freqüência.


Linguagem
3
Linguagem regular, possível de se entender.


Conteúdo
4
Conteúdo atraente não só para os profissionais da área.


Referência a outros materiais
3
Referências mostradas regularmente.


Identificação do público alvo a quem se destina: Aberto a vários grupos.

O que é possível encontrar o site: Notícias atuais, artigos, entre outros textos relacionados a psicologia.

Recomendar o site? Sim




PONTUAÇAO E RESUMO DO SITE:
SITE: RH PORTAL.COM. BR




Acessibilidade
2
O layout do site é carregado em excesso, e as informações dificultam a procura de algum artigo.


Atualização
2
artigo sobre psicologia organizacional foi postado em 2007.


Linguagem
4
A linguagem abordada no artigo é clara e objetiva.


Conteúdo
4
Fala sobre o confronto da psicologia organizacional com outras áreas que prestam os mesmos serviços, enquanto expõe a opinião do autor.


Referência a outros materiais
3
Apesar de não haverem citações diretas, as fontes de pesquisa aparecem no final do artigo.


Identificação do público alvo a quem se destina: O site se destina a estudantes e para profissionais.

O que é possível encontrar o site: Diversas matérias sobre a área de gestão de pessoas.

Recomendar o site? Sim




PONTUAÇAO E RESUMO DO SITE:
SITE: REDEPSI.COM.BR



Acessibilidade
3
Linguagem simples e acessível nas matérias em geral.


Atualização
2
Não é atualizado com muita freqüência.


Linguagem
2
Alguns artigos são longos e com uma linguagem confusa.


Conteúdo
4
O conteúdo é amplo dentro do assunto, porém, os artigos não poderiam ser publicados numa revista científica.


Referência a outros materiais
4
Faz muitas citações de outros autores e livros, geralmente nas normas da ABNT.


Identificação do público alvo a quem se destina: Estudantes, profissionais e interessados no assunto.

O que é possível encontrar o site: Assuntos atuais e do interesse de vários grupos sociais.

Recomendar o site? Sim.




PONTUAÇAO E RESUMO DO SITE:
SITE: POL.ORG. BR



Acessibilidade
3
Fácil acesso, não tem links de rápido acesso, porém tem o buscador que ajuda nessa tarefa.


Atualização
2
Pouco atualizado porém que precisar de um conteúdo simples e antigo pode ser encontrado lá.


Linguagem
3
De entendimento intermediário, algumas palavras não estão diariamente em nosso vocabulário e temos que procurar.


Conteúdo
2
Pouco conteúdo.


Referência a outros materiais
1
Nos artigos pesquisados nenhum tinha referência.



Identificação do público alvo a quem se destina: Discentes e docentes do curso de psicologia e áreas correlatas.

O que é possível encontrar o site: Poucos artigos e muitos conteúdo sobre congresso, debates, entre outros.

Recomendar o site? Sim.




PONTUAÇAO E RESUMO DO SITE

SITE: SITE: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO – SBPOT




Acessibilidade
3
É bem relativo, já que não tem um buscador mais tem os links rápidos do lado esquerdo do site.


Atualização
3
É mais atualizado na parte de eventos da área.


Psicologia Hospitalar

http://artigos.psicologado.com
É um site que fala sobre definições de psicologia hospitalar, atuação do psicólogo no contexto hospitalar.
Explica sobre diferentes áreas da psicologia, diferentes abordagens, psicopatologias, etc.

http://psicologia-hospitalar.blogspot.com
Um blog que contém vários assuntos sobre psicologia hospitalar, fala também sobre a importância da entrevista psicológica no hospital, sobre a experiência da hospitalização, etc.

www.psicologiananet.com.br
Site bem interessante, tem várias explicações sobre diferentes áreas de atuação da psicologia, também citam alguns livros que parecem bons para leitura sobre psicologia.

Psicologia e Habilidade Social



Links em estudo:

1- http://www.psicologiaeciencia.com.br/introducao-ao-conceito-de-habilidades-sociais/


Analise: Este link fala da uma introdução básica às habilidades sociais que são essenciais para nós, como o estabelecimento de vínculos interpessoais os quais poderão nos dar suporte e emocional no decorrer da vida. De acordo com Vicente Caballo (2006), muitos problemas humanos podem ser decorrências de um déficit de habilidades sociais. Caballo (2006) cita, por exemplo, problemas como depressão, ansiedade social, problemas conjugais, delinqüência, onde o treinamento de Habilidades Sociais apresenta resultados muito promissores.

2- http://www.redepsi.com.br/portal/modules/smartsection/item.php?itemid=792


Analise: O link presente relata sobre o treinamento de habilidades sociais (THS), que teve início na Inglaterra nos anos 70, tendo contribuições do treinamento assertivo, em andamento na mesma época nos EUA e impulsionado por publicações de Wolpe. O Treinamento de Habilidades Sociais (THS) é caracterizado como uma tentativa direta e sistemática de ensinar estratégias e habilidades interpessoais aos indivíduos clínicos e não clínicos. É um texto indicado mais à estudiosos do assunto e psicólogos.


3- http://www.comportese.com/2011/03/habilidades-sociais-em-criancas_25.html


Analise: As habilidades sociais, como já abordado nos outros links compreendem o conjunto (repertório) de comportamentos emitidos em situação social por um indivíduo que contribuem para favorecer um relacionamento saudável e produtivo com outras pessoas. Relata as conseqüências que os desempenhos habilidosos ou não-habilidosos provocam são essenciais para a manutenção ou não desses padrões comportamentais. Indicado para professores e pais.




Análise: O texto do link presente é mais um texto de auto-ajuda, no qual fala sobre crenças, pensamento, e atitudes. É um texto indicado para quem muitas vezes precisa melhorar sua habilidade social mas não sabe como.






Análise: Este link fala sobre os estudos brasileiros feito sobre Habilidades Sociais (HS) nas ultimas décadas. Este estudo teve como objetivo analisar as publicações sobre HS na coleção Sobre Comportamento e Cognição, utilizando a metodologia da análise bibliométrica. Foram analisados segundo os critérios: ano; origem institucional; autores; tipo de estudo e temáticas. Os dados da pesquisa caracterizam como as HS são retratadas na coleção, servindo de base para o desenvolvimento de novas pesquisas. Um texto indicado a estudiosos do assunto.






Análise: Neste link é analisado a importância de ter habilidades sociais para que posso ter uma qualidade de vida e uma saúde mental boa. São estabelecidas relações entre ter habilidade social e entre o eixo da pessoa na sociedade na qual ele vive. Link destinado mais aos psicólogos e estudiosos do assunto.






Análise: O link fala sobre habilidade social dentro da empresa, relata que é um assunto de muito interesse, pois os relacionamentos interpessoais podem gerar desempenhos sociais inadequados e sérios problemas de convivência e produtividade no trabalho quando não são bem administrados. Texto mais indicado para empresários e trabalhadores.






Análise: O texto fala sobre as habilidades sociais de diversas formas dentro do emprego, de acordo com, pessoas com deficiências físicas, pessoas sem deficiências, homens e mulheres. Texto indicado para empresários e trabalhadores.






Análise: Neste link retrata um programa de desenvolvimento de habilidades sociais psicológicas em atletas de bicicross. Esse programa tem como objetivo relatar uma experiência com atletas de bicicross no tocante desenvolvimento de habilidades psicológicas e sociais que são necessárias ao âmbito competitivo do esporte em questão. Texto voltado para treinadores e atletas de bicicross.






Análise: Este texto fala sobre as habilidades sociais em alunos com retardo mental. No estudo tiveram como objetivos e expectativas do professor, procedimentos, materiais, conteúdos e contexto físico da classe. Tendo como base documentos da escola e inventários respondidos por professores. Esse link é voltado a pais com filhos com problemas de retardo mental, professores e diretores de escolas e universidades, e para interessados no assunto.

Links referente a Psicologia Hospitalar










http://psicologia-hospitalar.blogspot.com/
http://br.monografias.com/trabalhos/disciplin/disciplin.shtml
http://www.praticahospitalar.com.br/pratica%2032/paginas/materia%2020-32.html


Gostariamos de enfatizar este último link.
Há várias fontes que nos ajudam a compreeder a Psicologia Hospitalar.
Encontramos informações atuais e acessíveis, pois seu conteúdo interessa á profissionais, acâdemicos e simpatizantes da área da saúde e outras. Este site explica a prática interdisciplinar, pois entra em contato com vários profissionais, deixando claro que a competência não cabe a um único profissional, mas com objetivos de interação. Sendo o paciente e sua família o foco principal, a patologia também será avaliada por outros profissionais, mantendo assim a relação entre profissionais e paciente. Sendo o paciente avaliado como um todo.




































Psicologia Educacional e Escolar

Psicologia Educacional


Links relacionados a Psicologia Educacional:

Este link fala sobre o papel do Psicólogo Escolar, ela vem sendo considerada até agora
como uma área secundária da psicologia. Fala também sobre o papel do psicólogo clínico que
tem como função de tratar alunos com dificuldades e devolvê-los a sala de aula "bem ajustados".

Este link explica como a psicologia educacional estuda os seres humanos aprenderem
em ambientes educacionais , que está relacionando com o sucesso educativo da população geral.

Esse link traz para nós um relato de como a psicologia escolar era vista antigamente e como ela foi conquistando seu espaço.

Esse link explica o que realmente é a psicologia escolar, em quais áreas o psicólogo pode
atuar, explica quais funções desse profissional dentro da instituições.

É um site que fala como os pais devem lidar com alguns problemas que seus filhos possam
ter, ajudar a criança a superar seus traumas

O site fala sobre a atuação do psicólogo educacional, onde em muitos anos o psicólogo era aquele que media a capacidade da criança, mas que ao longo do tempo este conhecimento
foi mudando de opinião.

O link fala de como o psicólogo escolar é visto pela sociedade e pelas próprias escolas que ainda tem um preconceito com profissional da área. O contexto conta com uma linguagem um pouco mais científica, mas aborda bem o tema e fala de sua aceitação perante a lei.

Esse link fala sobre o papel do psicólogo na inclusão social quanto aos portadores de necessidades especiais.

Esse link fala sobre o papel do psicólogo escolar, áreas de atuação e como cada um trabalha.