Psicologia e Publicidade
Hoje não sabemos o que é viver sem ver uma propagando em nossa frente, algumas escancaradas outras mais suaves, mas estão sempre lá, a fim de nos informar, ou como na maioria das vezes buscando nos vender algum produto ou serviço.
Onde a psicologia entra nesse cenário? Bem, sua atuação gira em áreas de dicotomia, onde por um lado o psicólogo pode atuar realizando pesquisas de mercado, mais especificadamente buscando saber qual o diferencial que o público busca encontrar, e ainda fazendo pesquisas quanto ao modo como a psique reage diante de determinada esquematização da propaganda (observando o impacto das cores, cenas ou cenários, falas, etc). E por outro lado este psicólogo pode estar colhendo o fruto das insistentes e contínuas "apelações" que por muitas vezes se mostram diante de nossos olhos, criando, por exemplo, estereótipos de beleza que podem levar uma pessoa a um nível de depressão inimaginável por esta não se encaixar nesse "padrão" apresentado, e isso pode acontecer não somente com a beleza, mas com o consumo em um todo, onde "o cara" ou "a cara" é aquele que possui/usa determinado bem. E analisando todo este contexto o psicólogo deve buscar livrar esta pessoa, da imposição de "certo e errado" que vem sendo apresentada em prol do consumismo.
O que se percebe, não querendo desmerecer o trabalho dos psicólogos que atuam auxiliando na publicidade, mas colocando um questionamento, é que os meios de comunicação (mídia) vêm assumindo um grande papel de influência na vida de praticamente todos, e sendo assim deveria se questionar o que está sendo passado, por que na sua grande maioria são informações com fins lucrativos e não educativos.
fontes:
http://www6.ufrgs.br/e-psico/etica/temas_atuais/psicologia-e-publicidade-psico-da-publi.html
http://usinacomunica.wordpress.com/2010/07/01/psicologia-da-publicidade/
Psicologia da Publicidade e processo psicopublicitário http://pt.shvoong.com/social-sciences/communication-media-studies/1710918-psicologia-da-publicidade-processo-psicopublicit%C3%A1rio/#ixzz1HvdW222Y
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