Há diferença entre psicologia clínica e psicologia da saúde?

domingo, 22 de maio de 2011

ENTREVISTA COM PSICÓLOGA NA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS


1- O que te levou a escolher a área de Psicologia Organizacional? Por que ela é interessante?

Iniciei na área fazendo estágio não obrigatório, gostei da prática da área organizacional e decidi continuar. Ela é interessante pelos desafios que os profissionais têm de superar. Tudo é muito burocrático, então quando conseguimos fazer algo com sucesso, é gratificante.

2- Que abordagem você adota? Por quê? Ela é muito ou pouco usada na região? Você recebeu influências?

A entrevistada preferiu não responder.

3- Como você aplica essa abordagem em seu dia a dia?

A entrevistada preferiu não responder.

4- Você fez uma especialização? Qual?

Especialização ainda não, mas a empresa investe nos colaboradores com treinamentos de vários segmentos, importantes para a prática diária. O último treinamento foi em “Gestão de Pessoas”.

5- Conseguiu se inserir logo no mercado de trabalho? Você sabe como está atualmente o mercado de trabalho?

Sim, como iniciei com estágio foi mais fácil. Atualmente, na região, a área organizacional oferece um grande número de vagas, comparando com outras áreas como a saúde, por exemplo.

6- Como você faz para se atualizar?

Por meio de leituras, cursos e treinamentos.

7- Está satisfeita com sua remuneração?

Bom, remuneração é um item que poucas vezes ouvi alguém dizer que está satisfeito, mas de uma maneira geral, a minha remuneração me permite viver bem, sem ostentações ou luxos, mas de maneira confortável.

8- Se você não tivesse ingressado para essa área qual você optaria? Por quê?

Educação e saúde são áreas que também gosto muito. Nelas é possível fazer uso da teoria e das técnicas aprendidas na graduação e com isso aumentar o conhecimento e experiência em diferentes áreas da Psicologia.

9- Quais os pontos negativos e positivos dessa área? Se não tiver pontos negativos perguntar por quê?

Entre os principais pontos positivos, posso destacar a oportunidade de crescimento que a área permite. Como a maior parte das empresas tem plano de carreira, o meu desempenho contribuirá para eu me destacar e aumentar de cargo.

O ponto negativo é a questão da pressão e dos prazos. Costumamos dizer que tudo é ASAP (sigla em inglês que quer dizer “assim que possível”).

10- Um momento no qual lhe marcou em seu tempo de profissão.

Apesar de parecer um pouco contraditório, um dos momentos mais marcantes foi justamente a minha despedida da última empresa. Foi marcante porque os colaboradores enviaram e-mails ou foram se despedir pessoalmente e agradeceram pelo meu trabalho e atenção dispensado a eles.

No dia a dia na organização estamos sempre na correria, “no automático” e nem percebemos que as novas atitudes refletem junto nos colaboradores/colegas. E quando unes “obrigado” aparecem mesmo que num momento de despedida, é que nos damos conta de que tudo, todo o trabalho, esforço, horas extras valeu muito a pena.