Há diferença entre psicologia clínica e psicologia da saúde?

quarta-feira, 30 de março de 2011

PSICOLOGIA DO TRÂNSITO


Muitos nem sabem, mas esse ramo da psicologia estuda e analisa os comportamentos humanos em função Justificardas normas ou leis que buscam segurança e a integridade de todos que se locomovem. Segundo especialistas, a psicologia do trânsito entende que o trânsito é composto pela integração entre três grandes subsistemas: O homem, a via e o veículo. Ela então surgiu como consequência de numerosas pesquisas entendendo-se que os acidentes fatais no trânsito são de tal magnitude que estão se constituindo em problema epidemio lógico.

O QUE É A PSICOLOGIA DO TRÂNSITO?

Esse tipo de psicologia estuda o comportamento dos pedestres de todas as idades, do motorista amador e profissional, do motoqueiro, do ciclista, do motorista de coletivos e dos passageiros, de modo geral, a psicologia do trânsito se restringe ao comportamento dos usuários das rodovias e das redes viarias urbanas. Este comportamento pode incluir processo de atenção, de detecção, de diferenciação e de percepção, a processamento de informações, a memória de curto e longo prazo, a aprendizagem e o conhecimento de normas e de símbolos, a tomada de decisões, a motivação bem como uma serie de automatismos e também uma serie de atitudes em relação a outros usuários.

PARA QUE SERVE ESSE TIPO DE PSICOLOGIA?

Serve para conhecer o comportamento neste tipo de situações, comportamentos sociais e individuais, contribuindo para melhor conhecimento do homem como um todo. A psicologia do trânsito contribui para diminuir a enorme quantidade de acidentes nas estradas.

QUAL O PAPEL DO PSICÓLOGO NO TRÂNSITO?

O psicólogo tem o papel de mediar o desenvolvimento dos grupos formadores do trânsito. Cabe a ele fazer o diagnóstico, tratamento e prevenções de transtornos, inadaptação ao meio. Ele é reponsável por criar e aplicar testes para determinar aptidões, atitudes,e outras características. Ele busca proporcionar um trânsito mais seguro visando solucionar problemas e apontar possíveis caminhos a seguir.



FÚRIA NO TRÂNSITO Hoje em qualquer cidade, ou estrada encontramos no trânsito um motorista com comportamento explosivo e violento. São pessoas que xingam e reclamam de infracções que elas também cometem. "Eu posso, mas o outro não pode". Qualquer que for o motivo, o desrespeito de traduz em buzinadas, fechadas, palavras e gestos ofensivos. A maioria só de comporta de forma agressiva quando está no carro. Fora dele são pessoas moderadas. Essa forma agressiva muitas vezes está ligada ao engarrafamento e ao stress da vida moderna. A forma de se pensar é que ela pode se sentir mais a vontade quando está no carro, pois está sob anonimato e tem a sensação que jamais vai cruzar novamente com os motoristas que encontra nas ruas. O anonimato protege os motoristas das consequências negativas de suas infrações. Nessas situações os "Furiosos no trânsito" perdem a capacidade de avaliar as consequências podendo ferir outras pessoas ou ainda culminar em morte, caso um dos dois esteja armado, por motivo fútil.


Dicas para diminuir sensação de raiva ao volante:

*Não aceite provocações;

*Não leve a falta de habilidade do outro motorista para lado pessoal, cada um tem o seu rítimo;

*Se estiver nervoso e acha que esse sentimento pode ficar cada vez pior, pare um pouco, tome um sorvete, vá ao banheiro, só não deixe esse sentimento acumular;

*Você está em um engarrafamento e quase bateram no seu carro? Conte até vinte em voz alta, isso ajuda a diminuir a sensação de raiva e ansiedade;

Nada disso funcionou? Reflita. É o trânsito ou é você?

Talvez seja hora de procurar um profissional. Além de se estressar menos no trânsito, você pode acabar solucionando diversos problemas.




Postado pelas alunas:
Jéssica Silva
Joseany Piccolli
Nartusa Rafaela
Paola Emanoelle
Rosenilda Gonçalves



http://www.educacional.com.br/reportagens/transito/psicologia/


Nenhum comentário:

Postar um comentário