Há diferença entre psicologia clínica e psicologia da saúde?

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

PSICOLOGIA COMUNITÁRIA


Links interessantes sobre psicologia comunitária, e para conhecemos melhor essa área da Psicologia.

Dois sites que explicam um pouco mais sobre a Psicologia comunitária.

http://www.vidaesaude.org/variedades/a-psicologia-social-na-america-latina.html

http://artigos.psicologado.com/atuacao/psicologia-comunitaria/introducao-a-psicologia-comunitaria

Vamos deixar esse link explicando melhor a historia da psicologia comunitária, e suas áreas de atuação.

http://capsycos.blogspot.com/2009/08/psicologia-comunitaria.html

Vários artigos "Psicologias"

http://www.psicologia.com.pt/areas/subarea.php?cod=d15A

Vários artigos relacionados a comunidade, testes psicológicos, textos, notícias, dentre outros. Um site com várias categorias aplausiveis

Este site pretende analisar o caminho percorrido pelos psicólogos comunitários desde a emergência da "crise" da Psicologia Social.

http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/8321/psicologia-comunitaria-teoria-e-metodologia


Trabalho de "Psicologia Social e Comunitária I" sobre Qualidade de Vida e Habitação, retirado do livro "Psicologia Social e Comunitária - da solidariedade à autonomia".

">


Esse outro vídeo fala do preconceito.
Não é só a tecnologia que tem que evoluir, a mente das pessoas também (principalmente). E quanto às crianças... ah! as crianças, elas não têm preconceitos... isso é coisa de adulto!

Excelentes sites de Psicologia Educacional

Psicologia Educacional:
Pessoal, sabemos que cuidar de criança não é muito fácil, mas ao mesmo tempo é muito gratificante ver em seus rostinhos o sorriso contagiante quando recebem um elogio quando fazem algo correto, é maravilhoso ver seus olhos brilharem diante de uma surpresa, ou de um presente, mas para que consigamos ver tudo isso precisamos cuidar muito, e educá-los corretamente.






Alguns Links relacionados à Psicologia Educacional:
http://criancasnee.blogspot.com/2010/10/psicologo-educacional.html
Fala sobre Crianças com necessidade educativas especiais e dificuldade de aprendizagem.




http://www.clubedoprofessor.com.br/recursos/teorias/index.htmlTeorioas - Possui algumas Teorias Educacionais - Clube do professor.
http://www.psicologiaeducacional.org/ - Este é o Espaço da psicologia Educacional, algumas notícias, e coisas relacionadas a psicologia educacional.
http://bve.cibec.inep.gov.br/pesquisa/categoria.asp?cod=30&cat=Psicologia+da+Educa%E7%E3o&ni=N - Guia da Psicologia da Educação, possui muitos sites relacionados à este assunto.

http://www.prof2000.pt/users/lpitta/de-2/psicologia.htm - Jean Piaget, formulou uma teoria que explica como o indivíduo, desde o seu nascimento, constrói o conhecimento.
http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=438 - Este site fala um pouco sobre psicopedagogia.



Espero que vocês gostem, e que se divirtão lendo assim como nós!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Alguns sites sobre psicologia organizacional e do trabalho

Achei interessante este site, pois mostra claramente um pedido de atenção junto com um sufoco desta psicóloga, referente aos profissionais de psicologia do trabalho.

Achei já este site interessante, pois explica a origem da Psicologia organizacional/industrial nos cenários do século XX.

Neste site fala da importância de um profissional da área de psicologia organizacional e do trabalho nas organizações.

Neste site pude perceber que abordam a questão do engajamento de psicólogos organizacionais como possíveis agentes de mudanças sociais significativas.

Este site, foi para mim o mais interessante. Ele explica desde a origem, a aplicação e as fases da Psicologia organizacional e do trabalho.

Links e sites interessantes sobre a Psicologia Hospitalar


Alguns sites podem nos ajudar a entender ainda mais a área que a Psicologia Hospitalar se engloba. E para isso, pesquisamos e postamos a baixo, alguns sites que são interessantes para profissionais, estudantes e admiradores da psicologia. Boa Leitura!

artigos.psicologado.com/.../psicologia-hospitalar/psicologia-hospitalar

Explica alguns transtornos psicóticos, como esquizofrenia, transtorno bipolar e transtorno obsessivo-compulsivo.
Possui uma ampla explicação sobre a Doença de Alzeimer na parte de neuropsicologia. Fala também sobre a Psicosómatica, esclarecendo o que é. O site possui vários artigos que permitem o conhecimento das areas de atuação das Psicopatologias e dos Psicodiagnósticos.

psicologia-hospitalar.blogspot.com/

É um blog que contém explicações sobre como é a rotina de um Psicólogo dentro do hospital. Como ele deve entrevistar um paciente quando solicitado pela equipe médica e quais são os procedimentos a seguir nas diversas formas de comportamento do paciente, como negação e dissimulação do assunto, quando se trata de sua doença. Interessante para quem gosta e pensa em seguir carreira hospitalar.
www.praticahospitalar.com.br/.../materia%2020-32.html
Pratica hospitalar é uma revista distribuída em hospitais e nas demais áreas da saúde. Em suas edições são postadas matérias sobre diversas áreas da psicologia, como tratamento ontológico e nutricional a pacientes com câncer.Bem como, fala sobre as terapias, ocupacional e intensiva, com crianças; Os cuidados paliativos e as dores de um paciente internado.
http://www.psicologiananet.com.br/category/psicologia-hospitalar/
O site psicologia na net é um site com informações sobre diversas áreas de atuação da psicologia, entre elas a Psicologia Hospitalar. O site possui muitos artigos interessantes sobre diversos assuntos relacionados a Psicologia Hospitalar. Vale a pena conferir.
http://www.psicologiacomanda.hpg.com.br/hospit.htm
No site encontramos uma breve historia da Psicologia Hospitalar no Brasil. Possui arquivos como Relação Médico e Paciente, Aspectos emocionais em doenças crônicas, a dor física e a dor psíquica de um paciente, entre outros importantes pontos da psicologia.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Indicações de sites para estudos e pesquisas

Aqui vão algumas indicações de sites que podem ser útil desde o início da caminhada do saber psicológico até sempre, pois neles encontra-se publicações de artigos, livros, vídeos e outros materiais que tenham conteúdo de interesse para o profissional da Psicologia em suas diversas áreas.



AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION

http://www.apa.org/index.aspx



"Associação Americana de Psicologia" (APA) é um orgão de caráter profissional e científico que a representação da categoria dos psicólogos nos Estados Unidos da América, contando com mais de 150.000 membros, é também a maior associação de psicólogos do mundo.



Este é um site muito bem organizado e estruturado, nele encontra-se relatados diversos tópicos sobre psicologia como: ansiedade; autismo; alzheimer; bullying; sexualidade entre outros. Onde cada tópico leva a uma série de publiações sobre o tema escolhido. Também encontra-se publicados novos avanços sobre a psicologia e novos estudos.



Talvez a coisa mais curiosa e de maior interesse que podemos encontrar neste site seja o acesso ao PsycINFO, o maior arquivo de publicações científicas do mundo, nele encontra-se todas a publicações científicas desde 1800 e algumas ainda de 1700 e 1600. É possível detalhar a pesquisa afim de filtrar o maximo a informação que deseja obter. É um site muito últil se por exemplo desejas fazer uma pesquisa e precisa fazer um levantamento do que ja foi dito sobre o assunto, eis um bom lugar para começa o levantamento de dados.



Aqui vai o endereço eletrônico:

http://psycnet.apa.org/index.cfm?fa=search.defaultSearchForm



Biblioteca virtual em saúde (BVS) Psicologia.

http://www.bvs-psi.org.br/php/index.php



É a maior biblioteca virtual de psicologia do Brasil, as buscas feitas neste site filtram informaçõs de muitos outros sites como: SciELO; PePSIC; FAPESP; LILACS, dentre outros. Também é um ótimo meio de fazer levantamento de dados para pesquisas se por acaso o leitor não tiver fluencia no inglês para "nevegar" no site da APA (Citado anteriormente).
Aqui vai um site de grande importância para todos que estão inseridos na Psicologia:
http://www.pol.org.br/pol/cms/pol/
Esse é o site do Conselho Federal de Psicologia, CFP, é útil a todos nós de muitas maneiras, mas venho lembrar em especial a importância que tem no fato de conter as resoluções que norteiam e delimitam a profissão do psicologo, uma vez que aquele que se interessa em fazer pesquisas científicas e deseja dar a sua contribuição nas construção do saber psicológico nada mais adequado do que fazer isso de maneira saudável de acordo com as leis que regem a profissão. Além da leis que ja são vigentes na categoria também é possível acessar as leis que estão em debate e ficar por dentro do que acontece.
MÉTODOS DE PESQUISA CIENTÍFICA




Gabriel Trettin Castro
Prof. Gislaine Cristhiane Berri de Sousa
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Psicologia(Psi21) – Prática Orientada
01/10/10


RESUMO


O conhecimento de métodos de pesquisa torna-se cada vez mais necessário para os cidadãos bem informados em nossa sociedade. Conhecer métodos de pesquisa ajuda a ler relatos como de: jornais diários, revistas de interesse geral e outros meios de comunicação com um olhar crítico, para poder avaliar a metodologia empregada nas pesquisas relatadas e decidir se as conclusões são razoáveis e então poder usar tais relatos em benefícios próprio e/ou do trabalho.


Palavras-Chave: Método de Pesquisa. Comportamento.




1 INTRODUÇÃO


Muitas vezes vemos nos meios de comunicação em geral pesquisas como: “Personalidades do Tipo A Têm Maior Probabilidade de Sofrer Ataque Cardíaco” ou “Fumar Está Relacionado com notas baixas”. Também vemos muitas vezes levantamento de dados sobre a opinião das pessoas sobre determinado assunto. Esse conhecimento sobre Métodos de Pesquisa nos ajudará a identificar quais pesquisas são de fatos serias e correspondem a realidade. Dentre aquelas que são sérias ainda há que se avaliar aquelas que lhe são úteis nos seus próprios projetos de pesquisa. Devemos ao longo do estudo aprender como se constrói uma pesquisa cientifica através dos objetivos da ciência que são quatro eles:


Descrever;


Predizer;


Determinar causas;


Explicar o Comportamento.


Vale ressaltar a importância de saber julgar o quanto uma pesquisa é razoável quando um profissional da área da saúde mental vai tomar uma decisão com base em dados “científicos”, que possivelmente ele tem conhecimento no seu cotidiano, como uma decisão a respeito de um tipo de tratamento, receitar algum medicamento ou até mesmo encaminhar a outro profissional.




2 DESCRIÇÃO DO COMPORTAMENTO


O cientista começa fazendo uma observação cuidadosa, porque o primeiro objetivo da ciência é descrever eventos. Os pesquisadores freqüentemente estão interessados em descrever a maneira pela qual os eventos estão sistematicamente relacionados uns aos outros. Cunningham (apud COSBY, 2009) examinou julgamentos de atratividade física ao longo do tempo. Em 1976, estudantes universitários do sexo masculino avaliaram a atratividade de um grande número de mulheres por meio de fotografias. Em 1993, outro grupo de estudantes avaliou as mesmas fotografias. Os julgamentos de atratividade foram praticamente idênticos; os padrões de atratividade mudaram muito pouco ao longo do período de tempo considerado. Em outro estudo, Cunningham comparou as características faciais de estrelas de cinema nas décadas de 1930 e 1940 com as de estrelas de cinema na década de 1990. As medidas tomadas incluíam características como altura e largura dos olhos, comprimento do nariz, proeminência do osso malar e amplitude do sorriso. Nos dois períodos de tempo considerados as características se mostram muito semelhantes, também indicando uma constante dos padrões de atratividade no tempo.




3 PREDIÇÃO DO COMPORTAMENTO


Quando temos dois eventos sistematicamente ligados com alguma regularidade de tempo então podemos prever um novo acontecimento. Utilizando o exemplo anterior, através da pouca alteração do modelo de atratividade das estrelas de cinema tendo em vista que as características faciais também não alteraram significativamente, poderíamos prever que uma nova atriz de cinema que se enquadrasse nas características já aceitas como padrão de atratividade seria julgada tão atrativa quanto as outras. Essa capacidade de predizer acontecimentos pode nos ajudar muito e talvez até não percebamos como ela está inserida em nossa vida, um exemplo que atualmente vemos de bastante valor são os Testes Vocacionais, pois acreditasse que através dos escores obtidos no teste, como por exemplo no teste de Strong-Campbell, possa-se tomar decisões melhores a respeito da escolha da universidade que implica dizer a escolha de uma carreira profissional, (COSBY, 2009).




4 DETERMINAÇÃO DAS CAUSAS DO COMPORTAMENTO


Determinar a causa de um comportamento pode ser um pouco mais difícil do que simplesmente descrever ou predizer o comportamento, pois “a causa” pode ser “as causas” e reduzir um comportamento apenas a uma causa significa eliminar a subjetividade que conecta todos os acontecimentos que levam a determinado comportamento, pois a subjetividade do sujeito é construída com essa inter-relação de experiências. Não poderíamos dizer que uma manifestação de violência de uma criança se da exclusivamente pelo fato de a criança ter contato com cenas de violência na TV, ou que um adolescente se torna rebelde exclusivamente pelo fato de ter contato com jogos de tiro, morte etc. Reduzir o comportamento apenas a uma causa é desprezar o contexto sócio/cultural no qual está inserido o sujeito. Para se determinar uma causa é necessário investigar dentro de um contexto no qual a pesquisa está atuando, o que poderia contribuir para levar a determinado comportamento, e fazer este levantamento também demanda pesquisas, pesquisas estas que irão justamente dar sustentação e credibilidade ao trabalho feito.




5 EXPLICAÇÃO DO COMPORTAMENTO


O último objetivo do qual iremos falar é explicar os eventos que foram descritos. Isto é, dizer por que o comportamento ocorre dessa maneira. Se utilizarmos a relação feita anteriormente entre a rebeldia na juventude e os jogos, devemos explicar por que essa causa gera esse comportamento, como por exemplo, o jovem se torna rebelde por experimentar uma sensação de independência no jogo e deseja reproduzir isso em sua vida ou por que absorveu outros valores que não foram aqueles que tinha aprendido ao longo de sua educação gerando uma alteração de comportamento?


E para se explicar um comportamento é necessário também mais pesquisas, que podem impulsionar a pesquisa ou fazer o pesquisador mudar de direção e enfim fazer novas pesquisas. Toda essa rede de pesquisas que irá se formar é o que vai fazer o trabalho mais consistente a fim de chegar a um conhecimento mais puro, cada vez mais próximo da verdade.




6 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Tendo explanado o método de se fazer uma pesquisa podemos acrescentar que os objetivos da ciência são um “ciclo vicioso”, à medida que o pesquisador terminar esse processo que parte da descrição até a explicação esse ciclo tornará a se iniciar para averiguar os novos conhecimentos gerados nas pesquisas, afinal, pesquisa leva a mais e mais pesquisas!




REFERÊNCIAS

COSBY, Paul C. Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.