Há diferença entre psicologia clínica e psicologia da saúde?

quinta-feira, 5 de maio de 2011




Psicologia do trânsito











http://igormadeira.wordpress.com/2009/04/12/a-psicologia-e-sua-relacao-com-o-transito/





Trata- se de um site que mostra claramente a relação do trânsito com a psicologia, mostra tambem que nunca existirá uma resposta exata para definir o que é o trânsito, ou seja cada autor trabalha com um ponto de vista diferente.




Quando observamos um trânsito, percebemos que ele é constituido por diversos tipos de deslocamento de pessoas, sendo então dessa forma uma união de comportamentos.





http://www.psicologiaetransito.blogspot.com/




Esse site mostra as diversas causas e transtornos que ocorrem no transito de forma estressante e constrangedora. Ele traz tambem dicas de como evitar tanto estresse durante seu dia-a dia no trãnsito.




O site como um todo é representado de forma bastante Objetiva e interessante, pois transmite informações importantes de como evitar determinadas situações de ansiedade, que acabam transformando muitas vezes em grandes imprudencias e causando acidentes perigosos.




http://www.youtube.com/watch?v=CfH0kLfTZNQ




Esse video, mostra de forma rápida e extremamente clara o que hoje em dia vem acontecendo no trânsito, pois muitas vezes os problemas de determinadas pessoas acabam sendo expressados de forma bruta e violenta em momentos em que a calma e a paciência deveriam falar mais alto.





http://www.pol.org.br/pol/cms/pol/publicacoes/artigos/artigos_050412_0091.html




Trata-se de um site que mostra os problemas que vem sendo apresentado no trânsito, por diversos fatores em geral.




Apresenta o papel dos psicologos e a importancia da atuação no transito, pois é um ambiente onde todos se submetem a conviver de modo geral em seu dia-a-dia.




http://colunas.digi.com.br/fhvcs/title_32/




Apresenta uma forma de escrita super acessivel e clara, onde mostra de maneira breve o papel do psicologo no transito de maneira geral, pois a ideia é de não apenas focalizar o que se passa na cabeça de motoristas, mas tambem de todos que compoem o transito, sendo eles pedestres, ciclistas, enfim, é um site de rápido e claro conceito.




http://www.blogdotransito.com.br/?p=239




Onde entra a psicologia do trânsito.




Pois bem, o site comenta os diversos comportamentos desempenhados pelos condutores e integrantes que compoem esse espaço público, que por sua vez deve mostrar a tolerancia, respeito, educação. A idéia de agilizar as coisas em nosso cotidiano e de possuir uma tecnologia tão importante, nem sempre é utilizada de forma correta.




http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1414-98931981000100006&script=sci_arttext




O que é e para que serve?




O site tenta deixar claro as respostas, apresenta de uma forma bastante clara e objetiva a idéia de que essa area da psicologia serve para conhecer de modo geral os diversos tipos de comportamentos, sendo eles individuais e sociais, dessa forma contribui para que possamos entender o conhecimento do Homem como um todo.




http://oqueeutenho.uol.com.br/portal/2009/12/04/furia-no-transito-um-problema-que-vai-alem-do-volante/




Esse site mostra a idéia de que a fúria pode estar além do volante, ou seja uma pessoa de forma agressiva em geral tende a ser muito mais violenta em situações na qual ela terá que passar por momentos de constrangimento, estresse e impaciencia.




http://www.educacional.com.br/reportagens/transito/psicologia.asp




O link esclarece algumas dúvidas sobre o risco do uso do celular no trânsito e fala também sobre as constantes mudanças no código brasileiro de trânsito sobre o uso do fone de ouvido .




http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=Mm7KEjD5tFgC&oi=fnd&pg=PA9&dq=psicologia+e+o+transito&ots=T1ApFTkL1I&sig=odtnmvvFOhQHvl4UMNI2iS9rqx0#v=onepage&q=psicologia%20e%20o%20transito&f=false


Este site mostra alguns autores e suas especialidades ligadas a área de psicologia do trânsito e mostra que os problemas relacionados ao trânsito já vem de muito tempo , e também mostra a história da psicologia do trânsito no brasil.

Um comentário:

  1. Façam os comentários sobre os últimos links também.... do jeito que fizeram nos primeiros...

    ResponderExcluir