Há diferença entre psicologia clínica e psicologia da saúde?

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Psicologia e Habilidade Social



Links em estudo:

1- http://www.psicologiaeciencia.com.br/introducao-ao-conceito-de-habilidades-sociais/


Analise: Este link fala da uma introdução básica às habilidades sociais que são essenciais para nós, como o estabelecimento de vínculos interpessoais os quais poderão nos dar suporte e emocional no decorrer da vida. De acordo com Vicente Caballo (2006), muitos problemas humanos podem ser decorrências de um déficit de habilidades sociais. Caballo (2006) cita, por exemplo, problemas como depressão, ansiedade social, problemas conjugais, delinqüência, onde o treinamento de Habilidades Sociais apresenta resultados muito promissores.

2- http://www.redepsi.com.br/portal/modules/smartsection/item.php?itemid=792


Analise: O link presente relata sobre o treinamento de habilidades sociais (THS), que teve início na Inglaterra nos anos 70, tendo contribuições do treinamento assertivo, em andamento na mesma época nos EUA e impulsionado por publicações de Wolpe. O Treinamento de Habilidades Sociais (THS) é caracterizado como uma tentativa direta e sistemática de ensinar estratégias e habilidades interpessoais aos indivíduos clínicos e não clínicos. É um texto indicado mais à estudiosos do assunto e psicólogos.


3- http://www.comportese.com/2011/03/habilidades-sociais-em-criancas_25.html


Analise: As habilidades sociais, como já abordado nos outros links compreendem o conjunto (repertório) de comportamentos emitidos em situação social por um indivíduo que contribuem para favorecer um relacionamento saudável e produtivo com outras pessoas. Relata as conseqüências que os desempenhos habilidosos ou não-habilidosos provocam são essenciais para a manutenção ou não desses padrões comportamentais. Indicado para professores e pais.




Análise: O texto do link presente é mais um texto de auto-ajuda, no qual fala sobre crenças, pensamento, e atitudes. É um texto indicado para quem muitas vezes precisa melhorar sua habilidade social mas não sabe como.






Análise: Este link fala sobre os estudos brasileiros feito sobre Habilidades Sociais (HS) nas ultimas décadas. Este estudo teve como objetivo analisar as publicações sobre HS na coleção Sobre Comportamento e Cognição, utilizando a metodologia da análise bibliométrica. Foram analisados segundo os critérios: ano; origem institucional; autores; tipo de estudo e temáticas. Os dados da pesquisa caracterizam como as HS são retratadas na coleção, servindo de base para o desenvolvimento de novas pesquisas. Um texto indicado a estudiosos do assunto.






Análise: Neste link é analisado a importância de ter habilidades sociais para que posso ter uma qualidade de vida e uma saúde mental boa. São estabelecidas relações entre ter habilidade social e entre o eixo da pessoa na sociedade na qual ele vive. Link destinado mais aos psicólogos e estudiosos do assunto.






Análise: O link fala sobre habilidade social dentro da empresa, relata que é um assunto de muito interesse, pois os relacionamentos interpessoais podem gerar desempenhos sociais inadequados e sérios problemas de convivência e produtividade no trabalho quando não são bem administrados. Texto mais indicado para empresários e trabalhadores.






Análise: O texto fala sobre as habilidades sociais de diversas formas dentro do emprego, de acordo com, pessoas com deficiências físicas, pessoas sem deficiências, homens e mulheres. Texto indicado para empresários e trabalhadores.






Análise: Neste link retrata um programa de desenvolvimento de habilidades sociais psicológicas em atletas de bicicross. Esse programa tem como objetivo relatar uma experiência com atletas de bicicross no tocante desenvolvimento de habilidades psicológicas e sociais que são necessárias ao âmbito competitivo do esporte em questão. Texto voltado para treinadores e atletas de bicicross.






Análise: Este texto fala sobre as habilidades sociais em alunos com retardo mental. No estudo tiveram como objetivos e expectativas do professor, procedimentos, materiais, conteúdos e contexto físico da classe. Tendo como base documentos da escola e inventários respondidos por professores. Esse link é voltado a pais com filhos com problemas de retardo mental, professores e diretores de escolas e universidades, e para interessados no assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário