Há diferença entre psicologia clínica e psicologia da saúde?

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Psico-oncologia



O que é o serviço de Psicologia Oncológica?
Você conhece ou já ouviu falar?

O câncer ainda é uma patologia mais temida no mundo moderno. Vem revestido de angustia e desespero diante do diagnóstico, mesmo quando é potencialmente curável. O enfrentamento é individual, mas surge como estigma que ter câncer é estar condenado à morte, o que retrata uma visão da nossa cultura que vive com o sentimento de imortalidade e diante do impacto de uma doença crônica a ameaça da morte fica em evidência.

A doença oncológica reveste-se de características com grande carga emocional e social e assume uma representação social de elevado componente simbólico. A doença torna-se um foco contínuo de ansiedade e stress, tal como o seu tratamento e efeitos iatrogênicos. Esta problemática não se circunscreve somente aos doentes, estendendo-se também à família, amigos e muitas vezes a todas as pessoas envolvidas no seu tratamento.

A Psicologia Oncológica atua de forma integrada com a equipe multidisciplinar,desenvolvendo técnicas especialmente elaboradas com a finalidade de abrir um espaço para que os pacientes e seus cuidadores consigam tomar maior consciência de si, de sua história de vida, suas crenças, atitudes e de seu momento, para que desta forma possam agir, modificando comportamentos, elaborando suas emoções, aliviando suas tensões, promovendo assim uma melhor qualidade de vida. A doença pode vir a ser um aprendizado levando o paciente a perceber que o Câncer pode não ser um final, mas um recomeço para uma vida melhor.


“Reconhecer que o Ontem é uma história, o HOJE a realidade e o Amanhã é uma incógnita para todo o ser humano e isto independe de ter um Câncer”.

Fonte: Site www.ctopetropolis.com.br/noticia.asp?id=153 - Acessado em: 17/11/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário