Marx em seus escritos dizia que a desigualdade é resultado de uma exploração do trabalho assalariado por meio do controle político. Para ele o conflito entre os operários e os empresários é o fato mais importante da sociedade moderna e isto permite prever o desenvolvimento histórico. Marx tinha a idéia de que o homem encontra-se alienado em sociedade e, como tal, não se dá conta das condições materiais e nem simbólicas segundo as quais vive. Para ele as relações materiais são as responsáveis pela produção de valores, crenças, instituições, comportamentos e costumes do homem. Ou seja, todos os conceitos (valores e leis) de uma sociedade giram em torno das relações materiais.
Os meios de comunicação são instrumentos de mediação pois estão interpostos entre o homem/psiquismo e o mundo (aliás faz parte dele). Segundo Vigotsky o uso que o homem faz dos instrumentos gera uma reconstrução interna de operações externas. Isto é a internalização. Os meios de comunicação também têm por fins mediar a internalização de fatos e conceitos para o homem, visando e girando em torno das relações materiais.
Os conceitos transmitidos pela mídia ao sujeito são absorvidos se os símbolos utilizados pelos meios de comunicação forem internalizados e/ou aceitos pela sociedade. Existe então uma dialética pois estes conceitos continuamente internalizados geram atitudes que vão influenciar a mídia bem como sua atuação. Desta forma não somente a mídia influencia o homem e seu comportamento como o homem a influencia reciprocamente.
Nossa pesquisa avaliou quais os meios de comunicação (mídia) mais utilizados pela amostra, se estes meios exercem influencia sobre a mesma, se o homem percebe e/ou admite esta influencia e quais são os temas e aspectos que o sujeito mais observa na mídia e se ele realmente está a par do gira em torno dele.
Nossa pesquisa que contou com uma amostra composta por um N 114 teve como resultado os dados seguintes:
A faixa etária da mostra da nossa pesquisa foi 52% de 16 a 25 ano, 19% de 26 a 35 anos, 24% de 36 a 45 anos, 05% de 45 a 55 anos, 00% de 56 a 65 anos e 00% com mais de 65 anos.
Dentre a amostra, o número de pesquisados que utilizam os meios de comunicação: De jornal impresso, revista impressa, e rádio foram relevantes, 25% da amostra utilizam como principal meio de comunicação a tv e 50% utilizam a internet sendo que a maioria é do grupo controle de universitários.
Foi interessante peceber que 72% da amostra não se considera influênciado pela mídia e somente 28% se considera influenciado.
A maioria não se lembra em qeu voltou o que demostra acentuada a alienação política bem como me outra questão pode ser confirmado pelas respostas de não terem critério para escolher um candidato.
Nossa pesquisa avaliou quais os meios de comunicação (mídia) mais utilizados pela amostra, se estes meios exercem influencia sobre a mesma, se o homem percebe e/ou admite esta influencia e quais são os temas e aspectos que o sujeito mais observa na mídia e se ele realmente está a par do gira em torno dele.
Nossa pesquisa que contou com uma amostra composta por um N 114 teve como resultado os dados seguintes:
A faixa etária da mostra da nossa pesquisa foi 52% de 16 a 25 ano, 19% de 26 a 35 anos, 24% de 36 a 45 anos, 05% de 45 a 55 anos, 00% de 56 a 65 anos e 00% com mais de 65 anos.
Dentre a amostra, o número de pesquisados que utilizam os meios de comunicação: De jornal impresso, revista impressa, e rádio foram relevantes, 25% da amostra utilizam como principal meio de comunicação a tv e 50% utilizam a internet sendo que a maioria é do grupo controle de universitários.
Foi interessante peceber que 72% da amostra não se considera influênciado pela mídia e somente 28% se considera influenciado.
A maioria não se lembra em qeu voltou o que demostra acentuada a alienação política bem como me outra questão pode ser confirmado pelas respostas de não terem critério para escolher um candidato.
A maioria da amostra não acredita nas notícias assistem nos jornais. Apenas 1 pessoa acredita somente no jornal nacional.
87% da amostra não acredita que os meios de comunicação são partidários, e 13% acredita que são apartidários ( sem preferência política).
A maioria assiste a programas de entretenimento, novelas e um telejornal do horário.
Outro dado relevante é que grande parte da amostra, procura saber notícias de outras regiões nacionais, não sabendo na maioria das vezes o que acontece em sua própria região.
A amostra demostra que é influênciada acentuadamente pela moda e costumes impostos pela mídia principalmente no que tange o consumismo.
Dentre grandes acontecimentos ocorridos no país, expostos na mídia que dizem respeito a política, história, entretenimento, atualidades, tecnologia a amostra demostra saber em sua maioria somente.
87% da amostra não acredita que os meios de comunicação são partidários, e 13% acredita que são apartidários ( sem preferência política).
A maioria assiste a programas de entretenimento, novelas e um telejornal do horário.
Outro dado relevante é que grande parte da amostra, procura saber notícias de outras regiões nacionais, não sabendo na maioria das vezes o que acontece em sua própria região.
A amostra demostra que é influênciada acentuadamente pela moda e costumes impostos pela mídia principalmente no que tange o consumismo.
Dentre grandes acontecimentos ocorridos no país, expostos na mídia que dizem respeito a política, história, entretenimento, atualidades, tecnologia a amostra demostra saber em sua maioria somente.
A mídia alcançou um lugar dominante no dia-a-dia da nossa vida. Ela cria as demandas, orienta os costumes e hábitos da civilização, de maneira até então nunca vista. Mais do que divulgar um produto ou lançá-lo no mercado, a publicidade acabou desempenhando o papel de criar hábitos, modos de viver e de pensar, além de definir estilos, fabricar modelos identificatórios, testemunhando assim o poder das palavras e das imagens sobre os seres falantes. O papel de destaque da publicidade hoje não é sem relação com a organização do mundo globalizado, no qual a comunicação ascende a um lugar decisivo no circuito produtivo. A eficácia da publicidade, portanto, apóia-se na atual organização civilizatória e também no avanço tecnológico que, no caso da imagem, produz novidades cada vez mais sofisticadas ( Barroso, 2006)
Na sociedade contemporânea tem ocorrido o surgimento de uma nova produção da subjetividade em função da organização do cotidiano pela mídia (...)portanto, crianças, adolescentes e adultos alteram suas relações intersubjetivas a partir das influências que a mídia e a cultura exercem sobre todos(Campos e Souza 2003).
Na análise que Leontiev , (1978) faz do processo de alienação na sociedade, ele define como alienação um processo que ocorre de duas maneiras: pela dissociação entre o significado e o sentido das ações humanas e pela impossibilidade existente, para a grande maioria dos seres humanos, de apropriação das grandes riquezas materiais e não-materiais já existentes socialmente, bem como a não compreensão deste fato.
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