Há diferença entre psicologia clínica e psicologia da saúde?

sábado, 20 de novembro de 2010

Pensamento sobre Marketing & Mídia.

Sabemos que a mídia em todo o meio de comunicação nos afeta de alguma maneira.
Mas o que nós não podemos nos esquecer é que fato ela nos move para onde queremos ir, pois só usamos aquilo no qual nos identificamos o que chama a atenção de vários aspectos e o que nos faz se sentirmos bem. Longe de sermos fantoches da sociedade que não nos impõe o que devemos usar, mas sim nos da varias opções de escolha.
De fato vivemos em um mundo onde para trocarmos de roupa devemos levar em conta a ocasião, o clima, como queremos parecer e o que queremos transmitir para os outros. Filmes, propagandas, revistas, jornais. Outdoors, placas, panfletos, camisas, rádios, internet, carros e tudo o que pode ser usado para a promoção de algo não é apenas uma poluição visual, mas sim uma opção de escolha onde gera curiosidade em sabermos do que se trata o que esta a mostra.  
Propagandas repetitivas onde visamos varias e varias vezes nos torna outomáticos em decisões que temos de tomar dia a dia. Por exemplo, quando nos deparamos com uma situação em uma lanchonete ou barzinho, logo nos vem quase sempre o nome de um determinado refrigerante na cabeça. Este por sua vez você acha que é o mais gostoso, porem a diversos que existem na qual você não tem satisfação de provar por achar que é menos gostoso e por não estar freqüentemente nas telas de outdoors ou na televisão.

Outra forma de vermos como a propaganda em si nos afeta, e estarmos em um dia quente com clima abafado e logo nos vem à mente a famosa cerveja. Mas qual cerveja tomar?  Aquela que não aparece em lugar nenhum, a tal da marca fulera. Ou aquela onde esta sempre cercada de mulheres. Bom é difícil escolher, sarcasticamente falando.  
Hoje o mercado que mais rende e investe em propaganda é no campo automobilístico, onde este mercado gera milhões todos os anos com anúncios em TV e outdoors. Programas exclusivos mostram veículos semanalmente ou diariamente e como ele se sobre põe em relação dos demais.
Além deste temos outro mercado que também investe fortemente em propaganda, voltando ao que foi citado acima, o mercado de bebidas é fortemente armado com propagandas que  mechem com o nosso consciente e inconsciente, nos levando a gerar sede e gosto pelo produto. A visão é uma excelente capturadora de desejos, pois geralmente o que vemos queremos, onde o desejo de posse toma conta do “ser” o obrigando a ter o desejado.
Bom, não irei mais me demorar com este texto, mas espero que o que foi colocado faça você parar para pensar sobre o que a mídia faz, ela manipula, ou nos da opção de escolha. Outro exemplo para reflexão é no ramo da moda onde muitos podem pensar em ser algo fútil ou desnecessário. Além de ser a forma de pagamento de muitos costureiros e designers do mundo todo, também gerou a seu blazer ou casaquinho que você pensa ser simples. Um casado de cor azul simplesinho e sem importância momentânea, na verdade foi desenhado, costurado, medido, alinhado, lançado em alguma coleção, usado por poucos no lançamento e que hoje esta em qualquer loja para comprar com um preço acessível. Mas com a mesma importância daquele que acaba de ser lançado por algum grande salão da moda em qualquer parte do mundo.    

Obrigado por prestigiarem esta leitura e espero que o que foi colocado aqui sirva de alguma maneira para você ser usado no dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário