Há diferença entre psicologia clínica e psicologia da saúde?

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Entrevista de Publicidade

ENTREVISTA COM PSICÓLOGO QUE ATUA COM PUBLICIDADE

1-Instituição em que se formou?
Universidade Federal da Paraíba.

2- Tempo de formação?
Cinco anos. Finalizei a graduação em 2003.

3- Tem pós-graduação?
Mestrado de 2003 até 2005 e doutorado de 2006 até hoje.

4- Área de atuação?
Psicologia social, psicologia ambiental e adaptação e desenvolvimento de medidas psicométricas.

5- O código de ética da Psicologia não trata especificamente do trabalho do psicólogo na publicidade/propaganda, sendo assim, você como psicólogo social que percepção tem acerca da prática nesta área, visto que compete também ao psicólogo social atribuições nesse campo?

A atuação nesta área não deixa de ser reportada no código de ética, embora não seja tratada especificamente. Em geral, a atuação do psicólogo social nesta área implica na realização de pesquisa e aplicação de teorias, tal como percepção, atitudes e persuasão. O corpo teórico da psicologia social constrói-se a partir de estudos realizados com seres humanos e animais, que respeitam as diretrizes éticas. De modo geral, o código de ética do profissional de psicologia, assim como tantos outros, carece de mecanismos reguladores mais eficazes e eficientes, ao invés de múltiplas especificidades, pois a partir de um princípio ético, derivam-se várias regras de conduta, por exemplo, a verdade e a transparência.

6- Enquanto profissional que não necessariamente trabalha diretamente com a questão da publicidade e propaganda, mas pode exercer algum tipo de influência sobre os profissionais que atuam nessa área, de que princípios você se vale para exercer esta função?
Princípios éticos. Respeito à condição humana e bem-estar geral.

Resumidamente, a psicologia da publicidade e da propaganda tem sido destituída, na atualidade, da sua condição de um eficiente instrumento de trabalho para os publicitários devido à escassez de estudos na área. De forma bastante ampla, esse ramo da Psicologia tornou-se um campo carente de estudos, pesquisas e principalmente de resultados ­ em forma de literatura ­ em nosso país (Bachaman, 2003).



Esta entrevista foi retirada do sitehttp://eticapsi.blogspot.com/2008/08/psicologia-propaganda-publicidade-e.html

Alunos: Jonatan, Jonatan Tribess, Janaína, Diana

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