Há diferença entre psicologia clínica e psicologia da saúde?

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Indicações de sites para estudos e pesquisas

Aqui vão algumas indicações de sites que podem ser útil desde o início da caminhada do saber psicológico até sempre, pois neles encontra-se publicações de artigos, livros, vídeos e outros materiais que tenham conteúdo de interesse para o profissional da Psicologia em suas diversas áreas.



AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION

http://www.apa.org/index.aspx



"Associação Americana de Psicologia" (APA) é um orgão de caráter profissional e científico que a representação da categoria dos psicólogos nos Estados Unidos da América, contando com mais de 150.000 membros, é também a maior associação de psicólogos do mundo.



Este é um site muito bem organizado e estruturado, nele encontra-se relatados diversos tópicos sobre psicologia como: ansiedade; autismo; alzheimer; bullying; sexualidade entre outros. Onde cada tópico leva a uma série de publiações sobre o tema escolhido. Também encontra-se publicados novos avanços sobre a psicologia e novos estudos.



Talvez a coisa mais curiosa e de maior interesse que podemos encontrar neste site seja o acesso ao PsycINFO, o maior arquivo de publicações científicas do mundo, nele encontra-se todas a publicações científicas desde 1800 e algumas ainda de 1700 e 1600. É possível detalhar a pesquisa afim de filtrar o maximo a informação que deseja obter. É um site muito últil se por exemplo desejas fazer uma pesquisa e precisa fazer um levantamento do que ja foi dito sobre o assunto, eis um bom lugar para começa o levantamento de dados.



Aqui vai o endereço eletrônico:

http://psycnet.apa.org/index.cfm?fa=search.defaultSearchForm



Biblioteca virtual em saúde (BVS) Psicologia.

http://www.bvs-psi.org.br/php/index.php



É a maior biblioteca virtual de psicologia do Brasil, as buscas feitas neste site filtram informaçõs de muitos outros sites como: SciELO; PePSIC; FAPESP; LILACS, dentre outros. Também é um ótimo meio de fazer levantamento de dados para pesquisas se por acaso o leitor não tiver fluencia no inglês para "nevegar" no site da APA (Citado anteriormente).
Aqui vai um site de grande importância para todos que estão inseridos na Psicologia:
http://www.pol.org.br/pol/cms/pol/
Esse é o site do Conselho Federal de Psicologia, CFP, é útil a todos nós de muitas maneiras, mas venho lembrar em especial a importância que tem no fato de conter as resoluções que norteiam e delimitam a profissão do psicologo, uma vez que aquele que se interessa em fazer pesquisas científicas e deseja dar a sua contribuição nas construção do saber psicológico nada mais adequado do que fazer isso de maneira saudável de acordo com as leis que regem a profissão. Além da leis que ja são vigentes na categoria também é possível acessar as leis que estão em debate e ficar por dentro do que acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário