Há diferença entre psicologia clínica e psicologia da saúde?

domingo, 29 de maio de 2011

ENTREVISTA

Entrevista para Psicologia do Esporte, com a Psicologa Ethna Thaise, ministrante Tai Chi Chuan realizada no dia 25/maio/2011
.

1 Onde e quando se formou?
  • Estudei e me formei em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC - ao final de 1993. Depois realizei Mestrado em Sociologia Política (2001/2003) pela mesma instituição sobre a dissertação ATENÇÃO BASICA NA SAUDE PUBLICA: A REALIDADE DE BLUMENAU, SC. Tenho também Formação em Gestalt-Terapia (1997); Especialização em Psicologia Clinica (2002); sou ministrante de Tai Chi Chuan desde 2005. Realizo estudos e praticas orientais através do grupo Wulin de Fpolis desde 1992.


2 Como é seu trabalho? o que você faz?
  • Sou concursada como psicóloga pela Prefeitura Municipal de Blumenau desde 1994. Iniciei na Secretaria Municipal de Educaçao (1994 a 19997) com o PROGRAMA DE EDUCAÇAO E SAUDE EM PREVENÇÃO – PROESP, no qual prestávamos assessoria as unidades escolares da rede municipal de ensino com uma equipe multiprofissional (psico, fono, assist social e pedagogas). Depois me transferi para a Secretaria Municipal de Saúde (1997 até o momento). Nesta já participei de diversos programas entre os quais a elaboração do DST/ AIDS; elaboração e implantação do CAPSinfanto-juvenil, onde trabalhei de 1999 até 2004. E desde então, estou no AMBULATORIO GERAL MARILENE GIACOMET DE AGUIAR – AG ESCOLA AGRICOLA – atuando na diretriz da atenção básica. Atualmente sou apenas psicóloga, concursada, com 40 horas a disposição da saúde publica. Mas já atuei também como CONSELHEIRA do Conselho Municipal da Criança e do adolescente (1996/1999), do C.M.de Entorpecentes- COMEN (1999/2001), do C. Regional de Saúde Regional da Velha (2003 a 2009), do C. Regional de Saúde da Escola Agricola (2009 a 2010) e do C. Local de Saúde do Amb. Geral M.G. de Aguiar (2005 a 2010).

  • Executo diversas atividades entre as principais: palestras, oficinas, cursos pertinentes a área de saúde mental e/ou saúde publica e/ou atenção básica; atendimentos clínicos individuais (incluindo aqui pronto- atendimento e urgências) e psicoterapia grupal (adulto e infantil); realizo avaliações psicológicas; elaboro e emito documentos pertinentes aos atendimentos realizados quando necessário; grupos de educação e saúde (familiares, gestantes, educadores, hiperdia –hipertensao e diabetes-) entre esses destaco dois grupos em especial o de PRATICAS DE TAI CHI CHUAN (desde 2005) e o de QI GONG (desde 2010); registros os atendimentos em arquivos informatizados; encaminho usuários a serviços de referencias quando necessário; participo de capacitações internas a PMB e externas; supervisiono estágios realizados no AG.


3 Qual sua rotina de trabalho diaria?

Trabalho de segunda a sexta no AG, das 7h as 18h. Nos dias de trabalho executo as diversas atividades mencionadas no item anterior, conforme agendamento das mesmas. Por exemplo: atendimentos clínicos – todos os dias; grupos de gestantes – terças-feiras; Tai chi chuan às segundas, assim por diante).

4 Quais as dificuldades que você encontrou no seu trabalho?

De maneira geral, os poucos recursos oferecidos como, por exemplo, falta de materiais específicos à área, espaço físico inadequado para atendimento; ausência de normatizações ao atendimento de saúde mental na atenção básica; burocratização demasiada na organização do fluxo de referencia e contra-referencia entre os serviços da própria rede municipal de saúde e do serviço publico como um todo; desconhecimento e desvalorização da atuação profissional pelos gestores, por outros profissionais e por usuários; desinteresse pelos próprios profissionais da área. E, ainda, muita discriminação com as pessoas que buscam o atendimento em saúde mental, parte por informações distorcidas, parte por preconceito, parte por ignorância e parte pela formação acadêmica que ainda é muito voltada a práticas tradicionais. Penso que essas sejam alguns das dificuldades mais proeminentes que observo no momento.

5 Quais as facilidades que teve ao inserir-se no mercado de trabalho?

Minha formação institucional, capacitação, minha opção pelo serviço publico por ser um nicho crescente de ofertas de vagas. E ainda tende a crescer mais considerando-se o aumento das instabilidades psíquicas e emocionais.

6 Diga um momento marcante na sua carreira profissional:

Um deles foi em 2007 quando recebi uma homenagem ao final do ano da equipe que trabalhava comigo. Teve a conclusão do mestrado em 2003, com honra. E, sem dúvida alguma, a cada vez que alguém que atendo supera suas instabilidades e recupera sua saúde é único e mágico!

7 O que você recomenda a nós futuros profissionais?

Poderia recomendar muitos aspectos. Mas vou me deter a dois: respeito ao ser humano (ao que vc atende e a vc mesmo. E isso já dá muito trabalho porque envolve muitos outros critérios!) e compromisso com seu trabalho, em qualquer lugar que atue. Já está bom para começar. Depois cada um vai se descobrindo e traçando o seu caminho com o que percebe ser importante.

8 Você está satisfeito com a remuneração do seu trabalho? sobre o salário?

Hoje sou uma profissional realizada com os resultados de meu trabalho e com minha atuação. Eu ganho bem considerando a maioria dos meus colegas e o fato deles trabalharem em dois ou mais lugares. Contudo, penso que a remuneração poderia melhorar, principalmente no que se refere a legislação. Deveríamos fazer valer a aprovação de um piso salarial.

Nós alunos da Psi 21 Psicologia do Esporte, Rosângela, Fabio, Gabriela, Luiz e Caroline agradecemos a nossa entrevistada Ethna Thaise.

http://www.alquimidia.org/espacowulin/index.php?idc=79&mod=fotos_galerias

Um comentário: