Há diferença entre psicologia clínica e psicologia da saúde?

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Psicologia Hospitalar

Para que serve?

A Psicologia Hospitalar é uma das áreas que um psicólogo formado poderá atuar. Ela atua em instituições de saúde ou ensino, a qual necessita de profissionais especializados na área.

Os atendimentos não são direcionados apenas ao paciente, mas a todas as pessoas que estão ao seu redor, como seus familiares. Tem capacidade de desenvolver diversos atividades e atendimentos em muitos níveis de tratamento estando sempre focado em acompanhar e avaliar os processos psíquicos do paciente que estará enfrentando uma série de procedimentos médicos, buscando uma melhoria na recuperação física, emocional e psicológica do paciente. Não cabe ao psicólogo diagnosticar a doença mas sim saber o que ela faz o paciente sentir e assim, realizar o tratamento mais adequado.

Você alguma vez já deve ter se perguntado qual o objetivo da psicologia. Ela tem como objetivo, trabalhar com a relação e o conjunto paciente, família, processos do tratamento e sofrimento psíquico que passa a co-existir no paciente devido o grau da doença, das internações necessárias e dos tratamentos. Cuida de todo processo de assistência aos familiares do paciente e ainda tem o papel de ensinar e desenvolver pesquisas cientifica na área da saúde, visando uma melhoria mais eficaz para o paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário