Há diferença entre psicologia clínica e psicologia da saúde?

terça-feira, 7 de setembro de 2010


Boa noite a todos, Vamos fazer nosso primeira postagem, nosso tema é Psicologia Educacional, estamos cada vez mais fascinadas por esta aréa de atuação na nossa futura profissão. Esperamos que atráves desse blog todos nós possamos compreender melhor sobre todas as diferentes opções de trabalho que teremos. Primeiro uma introdução sobre a Psicologia Educacional, depois um textinho, esperamos que gostem!


Introdução:
Psicologia Educacional ou Psicologia da Educação é o ramo da Psicologia que estuda o processo de ensino/aprendizagem em diversas vertentes: os mecanismos de aprendizagem nas crianças e adultos (o que está estreitamente relacionado com a psicologia do desenvolvimento); a eficiência e eficácia das táticas e estratégias educacionais; bem como o estudo do funcionamento da própria instituição escolar enquanto organização (onde se cruza com a psicologia social). Os psicólogos educacionais desenvolvem o seu trabalho em conjunto com os educadores de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo para o educando, principalmente no que diz respeito à motivação e às dificuldades de aprendizagem. Focam a sua ação não apenas nas necessidades da criança na escola como, também, noutras áreas onde as experiências escolares têm impacto. Alguns psicólogos escolares centram o seu trabalho no desenvolvimento das capacidades e necessidades das crianças com dificuldades de aprendizagem, como no caso da Desordem por Déficit de Atenção com hiperatividade, problemas emocionais ou problemas comportamentais.Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Psicologia Educacional
A Psicologia Educacional é um ramo da Psicologia dedicado às problemáticas da educação e do processo ensino-aprendizagem de crianças e adultos. Enquanto ciência, a Psicologia Educacional centra-se no estudo dos mecanismos de aprendizagem e na eficácia das estratégias educacionais usadas em contexto escolar, bem como, no desenvolvimento de um projecto educativo adequado.
O trabalho do psicólogo educacional é desenvolvido em colaboração com os educadores (professores e pais) no sentido de tornar o processo ensino-aprendizagem mais efetivo. Desta forma, o psicólogo educacional tem um papel importante na avaliação e desenvolvimento de um plano de intervenção para crianças com necessidades educativas especiais - NEE, nomeadamente, dificuldades de aprendizagem específicas (p.e. dislexia, disortografia, etc.), perturbações comportamentais (p.e. perturbação de hiperatividade e déficit de atenção) ou perturbações emocionais (p.e. ansiedade de desempenho, auto-estima ou auto-conceito diminuídos). Neste processo torna-se fundamental levar em conta as características individuais das crianças (os seus interesses, competências, dificuldades e necessidades), como forma de viabilizar a readaptação da instituição educativa às necessidades educativas especiais da criança.
Com o objetivo de potenciar o sucesso na aprendizagem são utilizadas na intervenção várias estratégias, nomeadamente: treinos de auto-controle e auto-instrução, tomada de decisão, competências de planejamento, treino de competências para lidar com sentimentos, desenvolvimento das capacidades de autonomia e de motivação para o contexto escolar e ainda métodos e hábitos de estudo.

Fonte: http://www.cadin.net/content/1/61/psicologia-educacional/


Um comentário:

  1. Parabéns, assim já pegamos um
    "gostinho" por essa área e nosso trabalho aqui no blog! Tomei a liberdade de corrigir alguns "pequenos enganos" ( de digitação e ortografia) para deixar ainda mais legal a postagem de vocês!!! Cuidem sempre para revisar o que publicam, pois às vezes "pequenos errinhos" escapam à uma primeira revisão!!!
    Continuem assim!!!

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